Organização do casamento

Feriados (não!) e os meses mais e menos quistos: dicas de data pro casório

Getty Images
Escolher a data do enlace não é uma tarefa fácil e é preciso levar várias coisas em consideração Imagem: Getty Images

Thamires Andrade

Do UOL

06/01/2017 04h03

Assim que o casal fica noivo, a primeira pergunta dos amigos e da família é: quando vão marcar o dia do casório? E, de fato, essa é a primeira decisão que os pombinhos terão que tomar antes de começar o planejamento da festa. A decisão é muito particular, no entanto, antes de escolher o dia do enlace é preciso levar alguns aspectos em consideração. O UOL levantou algumas dicas para quem está pensando em marcar o casamento:

Fontes: Bruna Fernanda Assessoria e Organização de Eventos; Cinthia Rosenberg - Assessoria em Eventos e Elisa Tavares, sócia da Boutique de 3 - Assessoria em Eventos.

  • Sonde os convidados mais próximos

    Ainda que não dê para agradar a todos, é preciso tomar cuidado com a sobreposição de eventos na hora de agendar o dia da festa. É de bom tom checar com os familiares e amigos mais próximos se há algum evento, como uma formatura, que possa fazer com que eles não compareçam ao casamento.

  • Antes de mais nada, cheque com a sua empresa

    Mesmo que os pombinhos não pretendam viajar na lua de mel, vale a pena checar com a empresa que os dois trabalham, se é possível tirar alguns dias de folga na semana da festa ou depois do evento.

  • Quer viajar de lua de mel? Evite altas temporadas

    Se o casal pretende viajar após a festa para aproveitar a lua de mel, é bom checar se a data é considerada alta temporada no destino escolhido. Os meses de férias, como janeiro e julho, por exemplo, fazem com que o preço das viagens dobre e isso pode afetar o orçamento previsto para a viagem.

  • Datas importantes para os dois

    Se a ideia é celebrar a união no aniversário de namoro ou no mês em que os pais casaram, é importante já ter isso em mente antes de iniciar o planejamento da festa. Mas tenha em mente que uma data já pré-determinada pode dificultar a escolha de alguns serviços, principalmente se o casal quiser fechar um espaço que já não tenha aquele dia disponível.

  • Meses mais pedidos, menor chance de negociar

    Ainda que não tenha um mês que seja mais caro do que o outro, escolher os mais disputados [abril, maio, setembro, outubro e novembro] torna mais difícil a negociação de desconto na hora de fechar com os fornecedores. Além disso, a demanda mais alta também dificulta a escolha de certos prestadores que não fazem mais de uma festa, como fotógrafos.

  • Meses menos badalados, mais descontos

    Alguns meses são menos disputados [janeiro, junho, julho e agosto] e podem ser uma boa opção para quem procura espaços específicos ou mais descontos com os fornecedores. Segundo as assessoras, por conta das superstições das mães dos noivos, o mês de agosto tem pouquíssimos casamentos, assim como o mês de janeiro, em que muitas famílias viajam por ser logo o início do ano.

  • Dia da semana também influencia o preço

    Se os noivos realizarão o casamento na mesma cidade dos convidados e não fazem questão de casar no sábado, marcar a festa para a sexta-feira é uma boa maneira de obter descontos de até 15%, já que os fornecedores costumam ter bem menos eventos nesse dia.

  • Evite marcar a festa na época de Carnaval

    Normalmente, os convidados querem aproveitar a folia viajando ou com os amigos. Marcar o casório para essa data pode fazer com que muitas pessoas deixem de comparecer à cerimônia.

  • Feriados comemorados em família

    Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano-Novo. Essas datas que costumam ser comemoradas em família não são bons períodos para marcar uma festa, pois há grandes chances de os convidados preferirem passar esse período ao lado de seus familiares.

  • Flores mais caras no Dia das Mães e Dia dos Namorados

    Como nessas duas datas, a procura por flores é maior, o orçamento da floricultura pode ficar mais salgado no fim de semana próximo dessas datas. Principalmente se os noivos quiserem uma decoração nos tons de vermelho e rosa. Não se esqueça: o Dia das Mães sempre cai no segundo domingo de maio e o Dia dos Namorados no dia 12 de junho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Casamento
UOL Estilo - Casamento
Casamento
Harper's Bazaar
Yes Wedding
do UOL
Yes Wedding
Harper's Bazaar Brasil
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
Revista Caras
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
BBel
do UOL
Casamentoclick
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
Yes Wedding
do UOL
Folha.com
Folha.com
Casamentoclick
BBC Brasil
Casamentoclick
do UOL
do UOL
do UOL
Casamentoclick
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
Casamentoclick
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
Casamentoclick
Casamentoclick
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
Casamentoclick
Redação
Redação
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
do UOL
UOL Mulher - Casamento - Álbuns
Topo