Topo

Um Rolls Royce, um Bentley e carruagem de conto de fadas para William e Kate

Um dos carros Rolls-Royce da realeza britânica que levarão a família real ao casamento de William e Kate nesta sexta (29) - REUTERS/Dominic Lipinski
Um dos carros Rolls-Royce da realeza britânica que levarão a família real ao casamento de William e Kate nesta sexta (29) Imagem: REUTERS/Dominic Lipinski

28/04/2011 15h07

LONDRES, 28 Abr 2011 (AFP) -Um Rolls-Royce Phantom VI, um Bentley e uma carruagem digna dos contos de fada serão usados pela Coroa britânica para transportar o príncipe William e sua noiva Kate Middleton pelas ruas de Londres nesta sexta-feira.

William chegará à Abadia de Westminster, acompanhado por seu irmão e padrinho, Harry, a bordo de um dos dois Bentleys reais, que a rainha Elizabeth II ganhou de presente em 2002 por ocasião de seus 50 anos de reinado.

Minutos depois, Kate sairá de uma limusine Rolls-Royce Phantom VI, de 1978, revelando assim ao mundo seu muito esperado vestido de noiva, antes de percorrer até o altar de Westminster pelo braço de seu pai Michael.

Este Rolls sofreu um inédito 'crime de lesa majestade' em dezembro passado: o veículo, no qual viajavam o príncipe Charles e sua esposa Camila, foi danificado por estudantes revoltados, que o bombardearam com objetos e arranharam sua pintura, quebrando, inclusive, a janela traseira. As fotos do rosto aterrorizado de Camila deram a volta ao mundo.

O venerável Rolls de cor bordô e negro recuperou desde então toda sua dignidade depois de passar pelas Cavalariças Reais do Palácio de Buckingham, onde são reparados os veículos e carruagens reais.
  • AFP PHOTO/CARL COURT

    Carruagem que será usada durante o casamento do princípe William e Kate Middleton é vista em frente à Abadia de Westminster


Quando o príncipe e sua esposa saírem da igreja para se dirigem ao palácio, saudarão a multidão a bordo de uma carruagem já utilizada em 1981 no casamento dos país de William, Charles e Diana.

Esta carruagem descoberta foi fabricada em 1902 para a coroação de Edward VII. Representa toda a pompa da mais prestigiosa monarquia do globo, adornada com seus motivos em ouro e tapeçaria de cetim vermelho vivo.

Em caso de chuva, os jovens se verão obrigados a permanecer no interior de outra carruagem de vidro, também muito famosa, e que levou a falecida Diana pelas ruas de Londres até a catedral de São Paulo, onde casou com Charles há 30 anos.

Também transportou a rainha Elizabeth e o duque de Edimburgo durante seu matrimônio em 1947.

Atrás de William e Kate, outras quatro carruagens integrarão o cortejo real pela capital britânica.

A segunda e a terceiro levarão o padrinho de William, seu irmão Harry, e a madrinha de Kate, sua irmã Pippa Middleton, além das seis crianças que atuarão como damas de honra e pajens.

A rainha e o duque viajarão na quarta carruagem, seguidos pelos pais dos recém-casados, Charles e a madrasta Camila, e Michael e Carole Middleton.

No total, serão utilizados 18 cavalos.