Topo

Com show, Mônaco começa casamento de dois dias de príncipe

Príncipe Albert e Chalene Wittstock acenam para pessoas ao chegarem ao show do The Eagles no Stade Louis II, em Mônaco (30/6/2011). O show faz parte das comemorações do casamento real - AP Photo/Francois Mori
Príncipe Albert e Chalene Wittstock acenam para pessoas ao chegarem ao show do The Eagles no Stade Louis II, em Mônaco (30/6/2011). O show faz parte das comemorações do casamento real Imagem: AP Photo/Francois Mori

01/07/2011 11h08

Mônaco começa nesta sexta-feira o casamento do príncipe Albert II, de Mônaco, de 53 anos, com a ex-atleta olímpica sul-africana vinda de uma família simples Charlene Wittstock.

Com o casamento, Albert, conhecido como um playboy que já namorou várias mulheres famosas, deixa para trás a vida de conquistador, e poderá ter um aguardado herdeiro.

Em 2002, temendo que Albert morresse sem deixar herdeiros, Mônaco mudou a sua Constituição a fim de permitir que uma princesa pudesse ser a herdeira do trono. O príncipe tem duas irmãs, as princesas Caroline e Stephanie.

Pela nova Constituição, caso Albert, o príncipe reinante do país, morra sem deixar um herdeiro legítimo, a sucessão passa para sua irmã mais velha, a princesa Caroline e, em seguida para seus herdeiros. Ela possui três filhos. Pela regra, o primogênito de sexo masculino tem primazia para ascender ao trono de Mônaco.

Rumores
A noiva é a plebeia Charlene Wittstock, de 33 anos, uma ex-atleta olímpica sul-africana nascida em uma família simples.

A família real monegasca desmentiu histórias divulgadas pela imprensa francesa de que a noiva havia deixado o país e se dirigido ao aeroporto de Nice, na França, munida de um bilhete só de ida com destino à sua África do Sul natal.

O pivô da possível separação teria sido a aparição de um suposto novo filho ilegítimo do príncipe.

Albert já admitiu ter tido dois filhos fora do casamento. Uma menina, nascida em 1991 e fruto de um caso com uma turista americana em visita a Mônaco, e um menino, nascido em 2003, cuja mãe era uma comissária de bordo natural do Togo.

As mudanças na Constituição do país impedem que um herdeiro ilegítimo ascenda ao trono.

O príncipe e a plebeia
Charlene Wittstock é uma ex-campeã de natação pela África do Sul. Seu pai era um vendedor de máquinas de fotocópias e sua mãe, uma ex-professora de natação.

Charlene vem tendo aulas de francês, e ganhou fama entre os monegascos por sua beleza e por uma certa semelhança com a mãe de Albert, a atriz americana Grace Kelly.

A cerimônia é o primeiro casamento de um chefe de Estado de Mônaco desde o casamento do pai de Albert, o príncipe Rainier, com Grace Kelly, em 1956 e espera reproduzir a suntuosidade da cerimônia original.

Na véspera do casamento, na quinta-feira, o casal se juntou a outras 15 mil pessoas para um dos festejos ligados à cerimônia, um show gratuito da veterana banda americana de rock The Eagles.

A cerimônia civil será realizada nesta sexta-feira. No mesmo dia haverá em Mônaco uma apresentação do tecladista Jean-Michel Jarre, como parte das festividades. A cerimônia religiosa será no sábado, dia 2 de julho.

A festa contará com um jantar para 500 convidados preparado pelo renomado chef francês Alain Ducasse, que acumulou 19 estrelas no famoso guia Michelin.

Entre os convidados aguardados estão o estilista Karl Lagerfeld, o ator Roger Moore, as top models Naomi Campbell e Karolina Kurkova, e diversos atletas e ex-atletas, como a ex-ginasta romena Nadia Comaneci, além de chefes de Estado de diversos países.