Topo

Pedidos de casamento inusitados viram mania no Reino Unido

Pedido de casamento inusitado impressiona pela criatividade e pelo grau de romantismo - Thinkstock
Pedido de casamento inusitado impressiona pela criatividade e pelo grau de romantismo Imagem: Thinkstock

17/04/2012 12h16

Cada vez mais, pessoas no Reino Unido realizam pedidos de casamentos inusitados --e em público. Propostas feitas em estádios, durante eventos esportivos, ou envolvendo "flash mobs" ou feitos em meios de transporte, como aviões ou trens, muitas vezes evolvendo um considerável esforço de produção --como a contratação de um coral, por exemplo--, e sempre evitando que a (o) noiva (o) perceba, se tornaram moda no país.

Pedidos feitos nessas condições podem impressionar pela criatividade e pelo grau de romantismo do pretendente. Mas, por outro lado, são arriscados. Recusas costumam ser extremamente humilhantes e, assim como os pedidos bem-sucedidos, são sucesso na internet em sites como o YouTube.

"Ou você fica emocionada ou aterrorizada por algo assim... Mas no fundo é muito romântico. Bem, pelo menos demonstra organização", diz a planejadora de casamentos Siobhan Craven-Robins. Ela acredita que a moda, surgida nos EUA, se espalha por terras britânicas, porque a crescente expectativa envolvendo os casamentos leva muitos a pensar que o pedido também deve ser extraordinário.

Já o psicólogo Glenn Wilson acha que um pedido em público pode ser uma forma de pressionar a noiva (ou noivo) a dizer sim. "Se ela disser não, é mais difícil mudar a resposta posteriormente", ressalta ele.

Veja abaixo alguns depoimentos de britânicos contando como foi sua experiência com pedidos públicos de casamento:

  • Arquivo Pessoal

    Chris fez o pedido durante voo para NY


Chris, de Bexleyheath
"Pedi a mão da minha noiva no dia do seu aniversário, durante uma viagem aérea de Londres para Nova York.

A tripulação foi mais que prestativa e me deixou usar o microfone para fazer o pedido, enquanto todos ainda estavam com os cintos apertados, minimizando as chances de movimentação excessiva causada pela emoção.

Eles nos deram champanhe. Minha noiva recebeu os parabéns durante toda a viagem. Acho que ela me perdoou, já que aceitou."

  • Arquivo Pessoal

    Tim até tentou negociar com a polícia


Tim, de Liverpool
"Tentei fazer o pedido com cartazes espalhados ao longo de cinco pontes na rodovia que minha namorada usava até sua casa. Mas por pouco não deu certo.

Quando colocava o último cartaz, a polícia disse que eu tinha 20 minutos para retirar tudo. Tentei negociar, sem sucesso, para deixar as placas por pelos os 40 minutos necessários para que ela passasse e os visse.

Fiz o pedido dez dias depois, privadamente, e nos casamos em três semanas. Pelo menos, a história deu assunto para o padrinho fazer um bom discurso."

  • Arquivo Pessoal

    James pediu a mão do namorado na Torre Eiffel


James Swinburne, de Manchester
"Meu namorado fez a proposta em Paris, no dia do meu aniversário com um anel da Tiffany, que ele comprou após economizar por dois anos.

Era o último dia de uma viagem surpresa. Ele me levou para comer e fez o pedido no alto da Torre Eiffel.

Me lembro de pensar no quanto ele era corajoso de fazer a proposta a outro homem na frente de tanta gente.

Mas todos disseram que adoraram. Muita gente fez festa, nos dando os parabéns, tirando fotos e dando dicas. Foi incrível."

  • Arquivo Pessoal

    "Flash mob" surpreendeu a namorada de Vinny


Vinay Mistry, de Bradford

"A proposta aconteceu com um 'flash mob' e um coral. Fiz só para ser diferente. Também acho que as mulheres gostam de pedidos inusitados e um restaurante seria muito clichê.

Krishna não tinha a menor ideia e ficou em estado de choque. Em determinado momento, ela me disse que estava passando mal, mas disse que adorou a coisa toda e não poderia ter tido sua mão pedida de forma melhor.

Ela diz que nada que eu pudesse fazer depois seria tão bom quanto isso."

  • Arquivo Pessoal

    Brian fez pedido inusitado durante mergulho


Brian, de Bristol
"Meu pedido aconteceu durante um mergulho em Tenerife. Coloquei o anel em uma caixa que parecia um baú do tesouro e havia preparado alguns cartões com a proposta.

Dei a ela cartões com as escritas 'Sim' e 'Não', para que ela pudesse responder.

Dei a caixa ao instrutor que a escondeu, para que ela a encontrasse. Enquanto Hayley a via, me ajoelhei. Ela aceitou e o casamento foi marcado para março de 2013."