Casamento

Ser mãe da noiva dá trabalho; conheça os 10 mandamentos para não deixar a peteca cair

Casamentoclick
A mãe da noiva tem de ter jogo de cintura e estar disponível para ajudar a filha na organização do casamento, mas dentro de suas possibilidades Imagem: Casamentoclick

13/12/2011 07h01

Ser mãe da noiva é uma responsabilidade e tanta. É ela quem dará o apoio necessário durante os preparativos da festa de casamento, quem terá de segurar o humor da filha, dando conselhos decisivos e, é claro, quem cederá aquele colo necessário em momentos difíceis.

É preciso que ela tenha jogo de cintura na hora certa e não deixe a peteca cair, sem correr o risco de ser intrometida. Pode parecer complicado, mas há algumas dicas que podem ajudar. Conheça os 10 mandamentos da mãe da noiva.


1º Mandamento: O casamento é dela
Toda a mãe quer o melhor para a filha e também sonha com uma festa perfeita, mas é bom não esquecer que a noiva fala mais alto em todas as decisões. É normal que mãe e filha tenham divergências de opiniões, mas tentar convencer a noiva de uma ideia diferente da dela pode gerar um estresse desnecessário.

2º Mandamento: Fale sobre seus desejos
Se a mãe possui algum tipo de exigência na festa da filha, como tradições familiares, o ideal é que o assunto seja conversado, mas sem imposições. A mãe deve explicar por que aquilo é importante e aceitar a opinião da noiva. Estar preparada para um não evita conflitos.

3º Mandamento: Ofereça ajuda e ajude!
Assim que a filha e o genro começarem a organizar o casamento, a mãe da noiva deve oferecer ajuda – mas ajudar de fato. A mãe deve pensar, com a ajuda da filha, como ela poderá ser útil dentro de suas possibilidades, tanto financeiras como de disponibilidade de tempo.

4º Mandamento: Prometa apenas o que pode cumprir
O melhor é ser realista e lembrar que, no dia da cerimônia, a mãe da noiva estará muito ocupada com os últimos detalhes da festa e com os familiares. Por ser uma figura de destaque na festa, a mãe da noiva deve estar com cabelo, maquiagem e vestuário apropriados.

5º Mandamento: Seja educada com a família do noivo
Se o relacionamento do casal é antigo, é bem provável que as famílias já se conheçam. Mas se a realidade é outra, a melhor oportunidade para os dois lados se conhecerem é após o noivado. No primeiro contato nem sempre as afinidades aparecem, mas é importante manter um bom relacionamento e ser educada sempre com os familiares do noivo. Fazer a política da boa vizinhança sempre funciona.

6º Mandamento: Mantenha uma relação amistosa
As famílias dos noivos não precisam se amar, mas manter uma relação cordial, sem que as duas partes saibam de suas opiniões, é a melhor maneira de evitar atritos entre o novo casal.  

7º Mandamento: Mãe da noiva é prioridade
Ela é uma figura importante na cerimônia e na festa religiosa e merece suas regalias. A mãe da noiva pode e deve participar da escolha do vestido de noiva e da organização do casamento. É uma atitude elegante e delicada incluir também a mãe do noivo nos preparativos, além de ser uma boa maneira de quebrar o gelo entre as famílias, se ele existir.

8º Mandamento: Respeite a lista de convidados
São os noivos quem definem a lista de convidadas do casamento, com a sugestão e ajuda da família. Mas os pais devem esperar a definição desta lista antes de sair comentando com os mais próximos sobre o evento. Pode acontecer de a pessoa em questão não estar convidada. Melhor evitar um mal-estar.

9º Mandamento: O colinho da mãe é sempre bem-vindo
O processo de organização do casamento é trabalhoso e pode afetar o humor da noiva. Nestas horas, o colinho da mãe é sempre bem-vindo.

10º Mandamento: Presenteie o noivo
Uma boa maneira de incluir o noivo no novo ninho familiar é presenteá-lo com um artigo de família ou algo que tenha um grande valor sentimental. Tal prenda é uma maneira de dizer: “você é bem-vindo em nossa família". 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo