! Convidados devem ser discretos na cerimônia; conheça as regras de etiqueta - 22/10/2013 - UOL Estilo de vida

Convidados devem ser discretos na cerimônia; conheça as regras de etiqueta

Thinkstock
Desligar o celular e deixar melhores assentos para familiares são algumas das regras de etiqueta que os convidados devem seguir durante a cerimônia de casamento Imagem: Thinkstock

22/10/2013 07h10

Os convidados do casamento devem se portar com elegância e discrição durante a cerimônia religiosa, principalmente se o evento acontecer em um ambiente solene, como uma igreja. Portanto, se vai a um casamento em breve, veja abaixo algumas regras de etiqueta que todos os presentes devem seguir durante a celebração. Siga os passos: 

1) Antes de mais nada, desligue o aparelho celular. Também não é educado colocar no módulo “vibra”, pois alguns aparelhos podem ser barulhentos ao vibrar.
 
2) Chegue na hora certa. A maioria das cerimônias de casamento acaba atrasando um pouco, mas esteja lá na hora marcada e garanta um bom lugar, principalmente se é mais próximo dos noivos. 
 
 
3) Você chegou à cerimônia com meia hora de antecedência e tem todos os bancos livres para escolher um bom lugar? Saiba que os melhores lugares são sempre das famílias dos noivos. A não ser que você seja muito próximo de todos, escolha um banco localizado mais ao meio. Ou respeite a indicação da cerimonialista, caso tenha uma. 
 
4) Se por algum motivo você chegou atrasado, nada de incomodar quem já está sentado nas primeiras filas só para ver a cerimônia de perto. Seja o mais discreto possível e contente-se com qualquer assento vago, mesmo não tendo uma boa visão do altar.
 
5) Para cerimônias de casamento que acontecem em igrejas, lembre-se que você está em um ambiente de respeito e discrição. Se encontrar aquele amigo que não vê há anos, deixe para bater papo na hora da festa.
 
6) Siga as regras da cerimônia religiosa. Nos momentos em que o celebrante pedir para que os presentes fiquem de pé, levante-se. Não importa o quão cansado esteja.
 
7) A não ser que você tenha sido escalado pelos noivos, não fique tirando foto da cerimônia de casamento. O flash pode atrapalhar o celebrante e até o trabalho dos fotógrafos contratados para registrar o evento.
 
8) Não fique do lado de fora da cerimônia religiosa. Participe de tudo, mesmo que você siga uma religião diferente. Isso é uma forma de demonstrar respeito aos noivos.
 
9) No fim da cerimônia religiosa, os noivos saem da igreja e recebem os cumprimentos de alguns convidados. Se você não conseguir dar um abraço neles neste momento, não tem problema, deixe para a festa e diga como foi bonita a cerimônia religiosa, pois assim os noivos saberão que você estava presente.
 
$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor