Dez passos que as noivas devem seguir para realizar o casamento dos sonhos

Thinkstock
Participação do noivo é essencial para para os preparativos da festa Imagem: Thinkstock

29/10/2013 07h10

Você sonha com o dia de seu casamento há muito tempo, mas agora que é para valer, saiba que há muito o que decidir até chegar ao altar. No entanto, essa etapa do casamento não precisa se tornar em um pesadelo. Veja dez dicas para tornar os preparativos no melhor da festa.

1) Pesquise muito
Navegue por sites especializados, folheie revistas sobre casamento e converse com amigas que já organizaram uma festa e tiveram sucesso. Para não se perder em meio a tanta informação, uma dica é guardar o que viu de interessante e gostaria que tivesse no seu casamento também. Faça um arquivo físico ou no próprio computador para guardar essas referências.
 
2) Defina seu orçamento
É possível fazer o casamento que sempre sonhou e que caiba no seu bolso. Mas para isso é preciso saber o que você quer e quanto pode gastar. Faça uma média dos principais custos: bebida, bufê, vestido, local da festa, docinhos, lua de mel etc. Depois, peça um orçamento sem compromisso para as empresas que fornecem esses serviços. Quanto mais opções de preços tiver, mais poderá administrar os gastos.
 
3) Escolha o local adequado
Um casamento no campo durante o dia é lindo, mas, em pleno verão, pode não ser muito agradável. Pense sempre nas adversidades que podem surgir e tenha a sua disposição uma estrutura para que, seja lá o que acontecer, nada estrague o seu dia. Em festas ao ar livre, o ideal é ter uma cobertura montada, caso chova. Se o local da festa não tiver refrigeração, que tal fazer nos meses mais frescos do ano?
 
 
4) Pense nos detalhes
Você já decidiu o bufê, reservou uma data no salão de festa, fechou o contrato com os principais distribuidores e seu vestido de noiva já está na costureira. Ótimo: meio caminho está andado. Mas não se esqueça de que os detalhes podem ser pequenos, mas são muitos. Por isso, não deixe para última hora. Escolher a cor das toalhas de mesa, o sabor dos docinhos, a lembrancinha que será oferecida aos padrinhos, a flor para o buquê e até o enfeite de cabeça demanda bastante tempo.
 
5) Inclua o noivo nos preparativos
Lembre-se que esse evento é para celebrar uma união entre vocês dois. Por mais que a mulher acabe tomando a frente nas decisões da festa, peça opinião dele em tudo e pergunte se existe algo que ele gostaria de assumir. Ele pode ficar encarregado da escolha do DJ, das músicas que serão tocadas na igreja e quais bebidas serão servidas na festa, por exemplo. 

6) Cuide de você
A organização de uma festa costuma levar, em média, um ano. Nesse meio tempo, você estará às voltas com todos os preparativos e ainda terá de lidar com a ansiedade e expectativa de se casar. Praticar um esporte ou fazer uma caminhada é uma boa opção para relaxar, refletir, colocar a mente no lugar e entrar em sintonia com você mesma.
 
7) Conte com a ajuda de profissionais
Contratar uma assessoria de eventos para a organização da festa pode ser sinônimo de tranquilidade e também de economia, já que, por conhecerem vários fornecedores, essas empresas costumam ter mais condições de negociar preços e prazos de pagamento. Escolha profissionais de sua confiança e com um gosto que te agrade.
 
8) Avalie suas prioridades
Os noivos decidiram tudo o que querem para a festa, mas na hora de colocar no papel, perceberam que o custo é maior do que o valor disponível. Essa situação é bem comum. É, nesse momento, que o casal deve conversar sobre o que realmente não abre mão e o que pode ser substituído por algo mais em conta. Por exemplo: se diminuir a lista de convidados está fora de cogitação, avalie uma opção mais barata de cardápio. A maioria dos bufês trabalha com diferentes níveis de preços.
 
9) Selecione as melhores músicas
Uma boa música é a chave para deixar a festa animada. Devem entrar os hits da moda, claro, mas inclua na playlist aquelas canções que fazem parte da vida do casal. Numa tarde bem gostosa de final de semana, defina com seu noivo quais as músicas que mais marcaram o relacionamento.
 
10) Aproveite cada momento
Até chegar o dia da festa, em alguns momentos você vai se sentir exausta, ansiosa, irritada e estressada. E quer saber? Até destes “ataques de nervos” você vai sentir falta. Depois, verá que a fase de preparativos passou tão rápido e todo esforço valeu a pena. Não há nada que dê mais satisfação do que aproveitar a sua própria festa, aquela que vocês sonharam por tanto tempo. E que, enfim, virou realidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor