Topo

Chinesa envia jogo de chá para William e Kate como presente de casamento

25/04/2011 12h32

Pequim, 25 abr (EFE).- Um jogo de chá encomendado por uma cidadã chinesa aos mestres da capital da porcelana, Jingdezhen, chegará ao palácio de Buckingham nesta semana como presente para o casamento do príncipe William e sua noiva, Kate Middleton, informou nesta segunda-feira o jornal oficial "China Daily".

A ideia do presente foi de Zhu Xiaoju, uma cidadã chinesa que estudou no Reino Unido e que, após conversar com seus amigos, escreveu à família real britânica para que aceitasse seu presente pelo casamento do príncipe William que está marcado para a próxima sexta-feira.

Após receber o consentimento do palácio de Buckingham, Zhu foi até Jingdezhen, na província oriental de Jiangxi, famosa pela porcelana mais fina no país.

O desenho final consiste em uma chaleira de forma octagonal decorada com as tradicionais cores azul e branco e os nomes de William e Kate gravadas na superfície.

Tanto a chaleira como as xícaras são ornamentadas com desenhos de flores de ameixa, orquídeas, crisântemos e bambus, quatro plantas que representam, respectivamente, o sublime, a justiça, a modéstia e a pureza.

Zhu Xiaoju também decidiu dar um nome ao jogo de chá, ao batizá-lo como "Dian Xi", inspirado pelo copo de libação de um dos protagonistas do romance épico de Cao Xueqin "O Sonho da Câmara Vermelha", um dos clássicos da literatura chinesa, escrito durante as dinastias Ming e Qin (1644-1911).

Os dois símbolos remetem também a um poema de Li Shangyin (813-858) escrito durante a dinastia Tang e que indica "afinidade e acordo mútuos".

"Com esse conjunto de chá, gostaria de felicitar o casamento real e eu também espero que se torne um meio de intercâmbio cultural entre o Oriente eo Ocidente ", conclui Zhu.