Casamento

Charlene Wittstock: uma discreta sucessora de Grace Kelly

27/06/2011 21h19

Paris, 27 jun (EFE).- A sul-africana Charlene Wittstock, que após seu casamento nesta sexta-feira (1º) com o príncipe Albert II de Mônaco vai atrair todos as atenções dirigidas ao Principado, encarna seu novo papel com humildade, mas prefere que não a considerem uma simples cópia de Grace Kelly.

"Não se pode comparar as duas", afirmou a ex-campeã de natação nas inúmeras entrevistas que concedeu desde o anúncio do compromisso, em junho de 2010.

Nascida no Zimbábue no dia 25 de janeiro de 1978, Charlene, que aos 12 anos se mudou para a África do Sul com a família, revelou que está entrando nesta fase da vida "ciente das responsabilidades" que seu novo status demanda, mas com a vontade de continuar aprendendo para corresponder às expectativas.

Para este papel, a jovem está se preparando há mais de quatro anos com a mesma disciplina e determinação que apresentou quando competia como nadadora - em 2002, ela chegou a ganhar três medalhas de ouro na Copa do Mundo e uma medalha de prata nos Jogos da Commonwealth realizados em Manchester.

Charlene se apaixonou pela natação na piscina de sua família. Aos três anos já dominava o estilo 'peito', aos oito demonstrava claramente que faria dele sua especialidade e, aos 22, ganhou a medalha de ouro nos 200 metros costas no circuito Marenostrum de Mônaco.

A jovem, de 33 anos, reconhece que o esporte uniu o casal, mas afirmou que não é a única paixão que compartilha com seu noivo, com o qual diz ter em comum também o desejo de ajudar as pessoas e o interesse em entender o que acontece no mundo.

O trabalho humanitário, ao qual anonimamente dedicava seu tempo dando aulas de natação a crianças desfavorecidas, vai ocupar após o casamento grande parte de sua agenda como princesa.


Sua biografia oficial indica que desde 2009 é presidente de honra do "Ladies Lunch" de Monte Carlo, e foi nomeada madrinha da Fundação Nelson Mandela e das fundações "Born Free" e "Special Olympics Charity".

Charlene, a mais velha de três irmãos, revelou que o surfe é um de seus esportes favoritos e que é apaixonada por arte contemporânea e poesia sul-africana.

Aparentemente, conquistou Alberto 2º de Mônaco não apenas por sua personalidade, mas também pela habilidade na cozinha, conforme declarou brincando em uma entrevista concedida ao jornal belga "Le Soir". O príncipe elogiou, entre outras coisas, seu "excelente curry".

O atual soberano, após o primeiro encontro no Principado, só a chamou para sair um ano mais tarde durante uma competição, em 2006. Segundo a imprensa local, eles fizeram um passeio de Rolls Royce e seguiram para seu apartamento, onde puderam apreciar a impressionante vista de sua cobertura.

Após uma relação que se fortaleceu enquanto se encontravam nas competições internacionais, a sul-africana só se mudou para o Principado em 2007, mesmo ano em que sofreu uma lesão nas costas, enquanto se preparava para competir nos Jogos Olímpicos de Pequim e se viu obrigada a abandonar a carreira de atleta.

Nestes últimos anos à sombra do Príncipe, teve de se converter ao catolicismo, preparar0se para a nova função e até mudar a maneira de se vestir. "Antes ficava todo o tempo de moletom. Agora pegou gosto pela moda", disse seu pai, Michael Wittstock, à revista "Paris Match".

Charlene não esconde seu desejo de ser mãe em breve, de ter sua própria família no Palácio do Príncipe, e antecipou que pretende mudar a decoração, já que segundo ela "é visível que há muito tempo que nele não vive uma mulher".

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo