Topo

Menu "elegante e saudável" para o jantar nupcial de Mônaco

Príncipe Albert de Mônaco anuncia noivado com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock (23/6/2010) - Amedeo M.Turello/Palais Princier Monaco via Getty Images
Príncipe Albert de Mônaco anuncia noivado com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock (23/6/2010) Imagem: Amedeo M.Turello/Palais Princier Monaco via Getty Images

01/07/2011 13h10

Mônaco, 1 jul (EFE).- O célebre chef francês Alain Ducasse, encarregado da elaboração do jantar oficial do casamento entre o príncipe Albert II de Mônaco e a plebeia Charlene Wittstock, afirmou nesta sexta-feira que os convidados terão um cardápio "magnífico, elegante e saudável" tanto para degustar quanto para observar.

Em entrevista coletiva prévia ao casamento civil desta sexta-feira, Ducasse, residente em Mônaco há quase um quarto de século, disse que os pratos combinarão "os sabores do mar e das montanhas" com produtos locais, deixando de fora carne bovina.

Quinhentos convidados organizados em mesas-redondas compostas por dez degustadores ficarão encarregados de experimentar o menu nos salões e terraços da Ópera Garnier, este sábado a partir da 16h (horário de Brasília).

O jantar terá três pratos e uma sobremesa, além de homenagens à África do Sul - terra de criação de Charlene -, como o vinho de entrada e a protea, flor nacional sul-africana, que decorará o bolo de casamento.

Ducasse confessou que, desde o anúncio do noivado real em junho de 2010, sonhava em ser o escolhido para preparar o cardápio do evento, cujos ingredientes procedem em sua maior parte das proximidades do Principado, como as verduras da horta que o príncipe tem em sua casa de Rocagel, a antiga residência de verão da família Grimaldi.

Nesta manhã, já se começou a colher alguns desses produtos para iniciar os preparativos e a pescar o peixe que fará parte do prato principal.

Segundo Ducasse, o príncipe Albert II gostou da ideia de usar sua própria horta para a elaboração da carta, que levou em conta também os gostos da futura princesa por uma cozinha saudável, natural e com poucas gorduras e açúcares.

O chef não quis revelar a composição detalhada do menu, mas já se sabe que beringelas, tomates, abobrinhas, espinafres e pepinos serão alguns dos ingredientes.