Topo

Botox e "peelings" estão entre os tratamentos para fazer um mês antes de casar

Noiva se prepara para o casamento - Getty Images/Thinkstock
Noiva se prepara para o casamento Imagem: Getty Images/Thinkstock

HELOÍSA NORONHA

Colaboração para o UOL

23/03/2011 07h06

Com a correria por conta dos preparativos para o casamento, é comum muitas noivas chegarem à reta final totalmente acabadas e com a beleza, digamos, comprometida. Várias mulheres, em busca de tempo na agenda para detalhes sem fim do evento (da cor do guardanapo ao tom usado no lacinho do buquê das damas-de-honra) se concentram apenas no essencial, como a manutenção dos cabelos e das unhas. Aí, ao comprarem as últimas peças do enxoval, caem em desespero quando encaram o espelho e dão de cara com olheiras gigantes, linhas finas no rosto (sinônimo de cansaço e estresse) e até um ou outro buraquinho de celulite a mais. Se este é o seu caso, nada de entrar em desespero! Afinal, a data da cerimônia está chegando mas, em um mês, é possível investir em vários tratamentos e técnicas para reverter este quadro de estafa estética pré-casamento. Alguns procedimentos são mais invasivos, outros mais leves. Veja as indicações dos dermatologistas e escolha a melhor opção para sentir-se linda no dia do "sim".

Sem marcas de expressão
“A toxina botulínica é uma ótima opção, pois melhora as linhas finas e as rugas de expressão, arqueando as sobrancelhas e conferindo à face um semblante mais descansado”, afirma o cosmiatra Jardis Volpe, que atende em seu consultório beldades como Maria Fernanda Cândido, Adriane Galisteu e Claudia Raia. “A toxina é usada para reeducar a musculatura e esculpir a expressão, dando mais leveza ao olhar e à área entre os olhos. Porém, ela demora três dias para iniciar o efeito, quinze para a visualização completa e trinta para o efeito de pico máximo. Ou seja, na época do casamento a paciente estampará na face o resultado ideal”, completa a dermatologista Gabriela Casabona, de São Paulo.

Rosto remodelado
Os preenchimentos à base de ácido hialurônico, que combatem os sulcos nasogenianos (o famoso “bigode chinês”) e ajudam a dar volume aos lábios, também são um bom investimento, pois proporcionam efeito imediato. Porém, o risco de provocar pontos arroxeados é maior do que com a aplicação da toxina botulínica, por isso o melhor é optar pelo procedimento um mês antes do evento, como garantia. Se você é clarinha e tem tendência a hematomas, tome cuidado.
 

  • ThinkStock

    Aliviar as marcas de expressão e remodelar o rosto é uma das opções de tratamentos para noivas

Pele renovada
Os especialistas avisam que os peelings estão liberados, desde que sejam superficiais e descamem pouco. “Uma opção é o uso de lasers não-ablativos [ou os de luz pulsada], como o Genesis, que melhora a textura, os poros abertos e o viço da cútis sem causar descamação. Outra opção interessante são os infravermelhos Titan e NIR, equipamentos que estimulam o colágeno da pele, promovendo contração imediata da pele e, consequentemente, da feição”, aconselha Jardis Volpe. A dermatologista Gabriela Casabona também aconselha duas ou três sessões semanais do peeling de cristal ou uma única do Dermamelan (peeling combinado de ácido retinoico e outras substâncias, excelente para clareamento), que provoca descamação depois de uns dois dias. “Em seguida, há a necessidade de uma  semana para cicatrização completa. O ideal é fazer uma hidratação logo depois para restabelecer o pH e o viço do rosto”, diz.

Adeus, gordurinhas
Sucesso nas clínicas estéticas, o Ultra Accent é um equipamento de ultrassom de alta potência (ou seja, não invasivo) que realiza a quebra das células de gordura, promovendo reduções de medida entre 2 e 3 cm por aplicação. Como os especialistas recomendam sessões a cada 10 ou 15 dias, dá para perder quase 10 cm em um mês, garantem as clínicas.

E a celulite?
Trinta dias é um prazo muito curto para combatê-la com total eficácia, mas técnicas poderosas podem melhorar – e muito – a aparência dos indesejáveis furinhos. No Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, a aposta é a dermotonia, à base de um aparelho com um cabeçote com roletes móveis que realiza, ao mesmo tempo, aspiração e estiramento dos tecidos, além de drenagem linfática. Com isso, estimula o metabolismo e também a vascularização da área comprometida. Pode ser feito de duas a três vezes por semana. Nas unidades da clínica de estética Dicorp, há o Dicell, um programa de redução para todos os graus de celulite. O Dicell começa com uma massagem com creme termoativado nas regiões das nádegas e coxas. Em seguida, é colocado um gel crioterápico. Depois, é feita uma massagem com movimentos drenantes, para melhor absorção do creme e do gel. O contraste de temperaturas ajuda a quebrar os nódulos de celulite. Em seguida, a cliente recebe uma sessão do aparelho francês Skintonic, que trabalha manobras mais fortes de massagem e promete dissolver ainda mais os nódulos de celulite. O Skintonic promove uma drenagem linfática sete vezes superior à manual, melhorando a circulação sanguínea, eliminando as toxinas acumuladas e auxiliando na recuperação das fibras colágenas e de elastina. “Já na terceira sessão é possível ver uma melhora na hidratação da pele e do aspecto de casca de laranja causado pelas celulites”, diz a médica Marinez Peracchi, especialista em Medicina Estética. O tratamento pode ser feito duas vezes por semana.
 

  • ThinkStock

    Tratamentos ajudam a reduzir as medidas e eliminar gorduras e celulites

Olheiras, tchau
A dermatologista Gabriela Casabona indica a combinação de cremes clareadores, preenchimento local com ácido hialurônico e sessões de laser (ponteira G Max Starlux ) em alguns casos. “Dependendo da paciente, em apenas uma única sessão já é possível obter excelentes resultados”, promete a médica.

Cabelos de princesa
O alongamento americano é a última novidade em "megahair". O método, disponível no salão carioca Ophicina do Cabelo, consiste em extensões de cabelos adesivadas que não precisam de ferramentas ou calor. Após a aplicação, a garantia é a de um couro cabeludo intacto e sem nenhuma dor. O resultado é bem natural.

Sobrancelhas desenhadas
A "Técnica Milimétrica Fio a Fio", método patenteado pela designer Fátima Bahia, da Clínica Longevitá, no Rio de Janeiro, é indicada para casos de falhas simples a ausência total de pelos. A designer redesenha a sobrancelha, fio por fio, através de uma caneta projetada por ela, deixando-a com o aspecto muito mais natural. A aplicação demora cerca de 45 minutos e o resultado dura, segundo Fabiana, cerca de dois anos. “O procedimento não causa sangramento e o resultado, muito natural, pode ser visto na mesma hora”, diz Fátima Bahia, que tem entre suas clientes estrelas como Grazi Massafera e Kelly Key.

Limpeza total
“Para a noiva aparecer com a pele bem radiante e com bela aparência, o ideal é que faça a limpeza com duas semanas de antecedência da cerimônia”, indica Célia Lima, esteticista da Clínica Longevitá. Esse período é o suficiente para que prováveis marquinhas desapareçam e os poros já fiquem em dia. Já o hair stylist Marcio Mello, do salão carioca Éclar, recomenda também que a noiva faça uma limpeza no couro cabeludo um mês antes do grande dia. “Os fios estarão saudáveis, macios e limpos”, garante.

Todos os preços são sob consulta. O Conselho Regional de Medicina (CRM) proíbe os médicos de divulgarem qualquer tipo de valor.