Casamento

Conheça os detalhes dos convites do casamento real

John Stillwell/Reuters
Convite de casamento do Príncipe William e Kate Middleton que trazem a insígnia da rainha Elizabeth estampada em ouro polido Imagem: John Stillwell/Reuters

MILENE SPINELLI

Colaboração para o UOL

19/04/2011 19h55

Já imaginou abrir a caixa do correio e se deparar com um convite do casamento real, endereçado a você e com remetente de ninguém menos que a Rainha da Inglaterra? Pois cerca de 1.900 felizardos tiveram essa honra. Esse foi o número de convidados para o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, que acontece no próximo dia 29 de abril, na Abadia de Westminster, em Londres. Como a primeira impressão é a que fica, é claro que os convites da realeza também precisam cumprir diversas exigências e detalhes que, sim, fazem a diferença. Seja pela qualidade do papel, pelo tipo de letra escrita por calígrafo ou pelo acabamento feito a mão, os convites primam pela elegância e tradição típicos da nobreza.

A lista de convidados

  • Divulgação

    Artesão trabalha em brasão usado em convite de casamento produzido pela Barnard & Westwood, empresa que é responsável pelos convites da realeza britânica

Uma das empresas responsáveis pelos impressos de luxo personalizados da família real britânica é a Barnard & Westwood, que tem 80 anos de tradição no mercado e atende, além da rainha da Inglaterra, clientes nobres como o Príncipe de Gales, a família real de Mônaco, Elizabeth Hurley, a família Beckham e o cantor Elton John. De acordo com a empresa, e com a Clarence House, de Londres, a lista de convidados para o tão esperado casamento real incluiu membros das famílias reais britânicas e estrangeiras, da noiva, amigos do casal, representantes das forças armadas, da igreja, do governo e do Parlamento, além de diplomatas, governantes e primeiros ministros. Enfim, gente importante que terá a oportunidade única de estar no casamento mais esperado das últimas décadas.

Apenas 650 pessoas foram convidadas para a recepção oferecida pela rainha após a cerimônia na igreja, seguida de almoço, no Palácio de Buckingham. Dessas, só 300 receberam o convite mais exclusivo de todos: o jantar que haverá no mesmo dia e local, recepcionado pelo Príncipe de Wales. Os convites foram endereçados a mais de mil amigos do casal, a 50 membros da família real e 200 do Parlamento, além de 80 pessoas de instituições de caridade, embaixadores e altos comissários da corte de St. James. Já os únicos chefes de Estado convidados são membros de famílias estrangeiras.

O convite real
Todos os convites do casamento real levam um carimbo de ouro polido e têm bordas douradas, dignas da realeza. Enviados aos convidados em fevereiro, com cerca de dois meses de antecedência, eles foram impressos pela Barnard & Westwood, empresa certificada com o selo Royal Warrant, que atesta quem pode realizar trabalhos do tipo para a família real britânica. Segundo a Barnard, William e Kate decidiram juntos as questões dos convites, e a lista de convidados foi decidida em conjunto com a rainha e o Príncipe de Gales.

Quanto ao texto do convite, as iniciais da rainha foram gravadas em dourado abaixo do desenho de uma coroa. Ela diz: "O Lord Chamberlain é comandado pela Rainha para convidar (nome do felizardo) para o casamento de sua alteza real, o Príncipe William de Gales KG com a senhorita Catherine Middleton, na Abadia de Westminster, na sexta-feira, 29 de abril de 2011, às 11h". O convite deve ainda, ser respondido ao Lord Chamberlain, responsável pelos preparativos formais cerimoniais. Quanto ao traje a ser usado na data, o convite alerta para fraques ou traje passeio, já que o enlace será durante o dia.

Diferenciais dos convites da realeza


Como já prega o ditado popular, a pressa é inimiga da perfeição. Portanto, é bom encomendar os convites com cerca de três a seis meses antes do casamento, sendo que, depois de aprovada a arte final, eles podem levar de três a quatro semanas para ficarem prontos. A entrega pode ser em mãos ou pelo correio, mas vale programar-se para não ter surpresas desagradáveis. Também esteja preparada para escolher entre diversos detalhes, como diferentes tipos de revelo, sedas, papéis e gramaturas especiais, além de cortes com douração, laços e cordões, preferencialmente talhados à mão, como nos convites da nobreza.
 

Outro ponto importante a ser levado em conta num convite de luxo é o tipo de papel. "Usamos papel de alta gramatura (com 700 gramas), em relevo timbrado, branco ou off-white, o que garante elegância aos convites. Isso porque papéis mais grossos são mais resistentes e bonitos. O relevo timbrado impresso por máquinas, também é sofisticado e tradicional, fora os acabamentos manuais, que tornam o convite um mimo", explica Gabriela Schorer Kaplan, sócia da Barnard & Westwood, que abriu filial no Brasil.

Quanto ao tamanho do convite, tudo depende da quantidade de texto que há nele. Gabriela ressalta: "nos mais tradicionais, onde os pais dos noivos convidam, há mais texto e, por isso, o convite necessita de mais espaço. Já nos que os próprios noivos anunciam o convite é possível fazer formatos menores, sem comprometer a elegância. Outro ponto importante é usar calígrafo e o tipo de letra mais recomendado é a Perpetua Italic".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo