Casamento

Seleção musical da cerimônia de casamento deve levar em conta credo do casal; veja sugestões

Miro Martins/Divulgação
Marcha Nupcial e Mahler estão presentes na partitura durante apresentação da orquestra do maestro Renato Misiuk em casamento realizado na Sala São Paulo Imagem: Miro Martins/Divulgação

Colaboração para o UOL

04/05/2011 19h25

Cada ato da cerimônia pede uma música adequada ao momento. Em geral, são tocadas de cinco a dez canções, dependendo do tempo de duração do casamento, do local - nas igrejas é sempre melhor optar por um repertório sacro ou clássico -, da quantidade de entradas (alguns casais não têm madrinhas e pajens ou o cortejo dos padrinhos) e da quantidade de integrantes do coral e da orquestra - os pacotes com menos músicos também limitam o repertório. "Quanto mais entradas a cerimônia tiver, mais longa ela será. As com oito músicas costumam durar cerca de uma hora, já os com doze canções terão em torno de uma hora e meia", aponta Rita del Chiaro. 

Outra observação é quanto ao credo dos noivos. "Nas igrejas católicas, a "Ave Maria" (de Gounod) é muito usada, assim como a “Nona Sinfonia” (de Beethoven). Nas evangélicas, opta-se mais pelo "Pai Nosso" (de João Alexandre) e o "Agnus Dei" (de Michael Smith). Mas não há regras. Já fizemos casamentos com repertórios exóticos, só com músicas tiradas do filme "Conan, o Bárbaro", e outro inspirado em temas africanos, com músicas, coral e instrumentos típicos dessa cultura", conta Renato Misiuk.

E já que o assunto é originalidade e criatividade, o maestro Silvio Baccarelli, do Baccarelli Coral & Orquestra, completa: "Uma orquestra pode tocar quase todos os tipos de música, inclusive de bandas de rock como Iron Maiden, Van Halen, U2 e Coldplay, que ficam excelentes. Também já fizemos casamentos com repertórios temáticos, inspirados em filmes como “Superman”, “ET” e “Guerra nas Estrelas”. O único estilo musical que já fizemos e que realmente não fica bom com orquestra e coral é a música do “Yanni”, pois ele utiliza muitos sons digitais. De qualquer forma, evite também misturar diversos estilos durante a cerimônia ".
 

Letra e música personalizadas
Os mais românticos e dispostos a surpreender podem solicitar um serviço para lá de exclusivo, oferecido apenas pelo Coral del Chiaro: compor uma música tema dos noivos que, além de poder ser tocada durante a cerimônia, também dá para ser levada para casa (dos noivos e dos convidados), por R$ 60. "Entrevistamos o casal para descobrirmos elementos interessantes da história deles, para chegarmos ao tema da música. Depois, os noivos respondem a um questionário. O compositor então adequa todas as informações e compõe a letra. Em seguida, os noivos escolhem o estilo musical da canção, que pode ser rock, romântico, balada ou outros, e então a gravamos em estúdio, com a banda. Ela pode ser usada como CD lembrança para os convidados, como música de retrospectiva ou ser o pano de fundo da primeira dança dos noivos ou da entrada do salão", conta o maestro Danillo Ferreira.

Para cada ação, uma canção
Entrada dos padrinhos e do noivo
Momento em que quase tudo é permitido - de canções temas de filmes e clássicas a populares e mais alegres, instrumentais ou cantadas. Trata-se da primeira música do casamento, então ela não pode ser muito longa nem ter impacto exagerado, para não sobressair-se à próxima entrada, a da noiva.
Sugestões: "Canon" (Pachelbel); "Jesus Alegria dos Homens" (Bach), "Orinoco Flow", "Pompa e Circunstância", "Alla Horn Pipe", "Trompete Voluntário" (Purcell), "Homeland" (para cerimônias ecumênicas, ou seja, de qualquer religião).

Entrada das daminhas e pajens
Crianças trazem alegria e descontração, então prefira músicas mais suaves ou temas infantis. A entrada delas pode ser acompanhada por solos de violinistas e flautistas.
Sugestões: temas de filmes como "A Bela e a Fera" e "O Rei Leão", "Over The Rainbow", "Arioso" (Bach), "Minueto" (Bach ou Mozart). Para cerimônias ecumênicas, "Peter Piper", de Frank Mills.

E tocam os clarins...
Clarins e clarinadas (quando os músicos tocam em frente ao altar) é uma forma requintada de anunciar a entrada da noiva.
Sugestões: músicas curtas, mas de grande impacto, para preparar a canção que virá a seguir, e  instrumentos de metal (clarins, trombones, trompetes e trompas) e percussão.

Entrada da Noiva
O clímax da cerimônia pede músicas solenes e marcantes. A tradicional Marcha Nupcial ainda é a mais pedida em casamentos. Há dois tipos bem diferentes, a de Mendelssohn e a de Wagner. Se preferir uma música mais suave, esta precisa estar em equilíbrio com a tocada anteriormente.

Sugestões: "Conquista do Paraíso", "Marcha Nupcial" (Mendelssohn ou Wagner), "Glory" (D. Arkenstone) ou até mesmo temas de filme ou um clássico mais leve, como "Canon" (Pachelbel ou Divertissement).

Bênção e entrega das alianças
Por ser um momento mais profundo, pede músicas suaves e instrospectivas, como as sacras, acompanhadas por solo de violino ou cantadas por sopranos ou tenores solistas. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, já nos evangélicos, o Pai Nosso.
Sugestões de músicas: "Ave Maria" (Gounod ou Schubert), para casamentos católicos; ou músicas de acordo com a religião dos noivos. Para cerimônias ecumênicas, "Ária da Quarta corda" (Bach).
 

Assinaturas
Como o momento é breve, a música pode ser dispensada e substituída por um fundo musical de curta duração.

Cumprimentos
Músicas alegres e românticas, inclusive as mais pessoais, que fizeram parte do romance do casal são indicadas devido à emoção do momento.
Sugestões: "Eu Sei Que Vou te Amar" (Tom Jobim), "Fantasma da Ópera", "Nessun Dorma", "Jesus Alegria dos Homens". Para cerimônias ecumênicas, "Dueto da Flores" (Léo Delibes).

Saída dos noivos
O momento mais alegre de todos pede música animada, com a performance de todos os integrantes da orquestra e coral.
Sugestões: "Con Te Partiro", "Pompa e Circunstância", "Trumpet Voluntary", "Nona Sinfonia de Beethoven", "Aleluia" (Haendel). (MILENE SPINELLI)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
do UOL
Topo