Topo

Casar 2011 apresenta novidades em produtos e serviços para casamentos

Bolo com bonequinhos de noivos exposto em edição anterior da Casar - Divulgação
Bolo com bonequinhos de noivos exposto em edição anterior da Casar Imagem: Divulgação

MILENE SPINELLI

Colaboração para o UOL

17/05/2011 12h54

Idealizado pela empresária Vera Simão e considerado o evento mais badalado do setor de casamentos, o Casar 2011 acontece de 19 a 22 de maio, no Terraço Daslu, em São Paulo, e comemora 10 anos. A  edição de Bodas de Estanho conta com mais de 100 expositores do segmento, para apresentar as novidades em diversos tipos de produtos e serviços necessários para o casamento.

Entre os destaques há convite escrito em ouro ou feito com chocolate, bolsas banhadas em ouro, canapés com ouro comestível; vestidos com tecidos Dior, de princesa da Disney e ternos com tecidos Vanquish II, uma composição de fibras raras e exclusivas, onde o corte chega a custar 75 mil euros; bar feito em gelo, bolo em formato de torre com gavetas, fotos e filmagens em 3D, e flores preservadas na decór.

Vestidos de noiva
A mostra traz tendências em vestidos para noivas, como a linha Disney Bridal, da Black Tie, com modelos inspirados na princesa da Disney's Fairy Tale Weddings. A mesma loja também traz para o Brasil a grife de vestidos de noivas Justin Alexander. Já lojas como a Pétalas Noivas e a Acquastudio apostam em tecidos de luxo, como seda pura e processos artesanais, com aplicação de pétalas e pespontos, além de rendas francesas, bordados de pérolas e paetês foscos, apresentados por estilistas como Walter Rodrigues, Samuel Cirnasck, Esther Bauman e Solaine Piccoli, que traz modelos inspirados na simbologia das bailarinas e princesas, com muito volume, tule, shantung Dior e rendas.

Roupas para o noivo
O noivo também precisa estar impecável e, para isso, o estilista Ricardo Almeida aposta em tecidos como o super 150’s e super 190’s em alfaiataria e super 140’s e 190’s em camisaria, de marcas famosas como Loro Piana e Thomas Mason. Já o alfaiate João Carlos Camargo, da Camargo Alfaiataria, mostra ternos com tecidos preciosos, mesclando seda, lã fria 150 com riscas de giz, fios de ouro e fragmentos de diamantes. Já a Black Tie lança com exclusividade a marca masculina italiana, Carlo Pignatell, com trajes com corte slim e tecidos exclusivos, além de opções de conjuntos com diferentes combinações de calça, paletó e coletes.

Joias e acessórios
Além de bolsas luxuosas em ouro e prata, plumas off white com detalhes em estilo 'art déco' ou cravejadas com cristais, pérolas e zircônias do Atelier Marco Apollonio, há também joias personalizadas, onde os noivos criam as alianças em conjunto com o designer, serviço oferecido pela empresa Dia de Aliança. Já a grife Rosana Negrão Joias conta com broches com as iniciais dos noivos e medalhas com símbolos de paz e harmonia que podem ser usadas para destacar os buquês das noivas e depois como pingentes. O evento terá ainda uma especialista para dar dicas de como combinar os acessórios com o traje escolhido para o casamento.

Bufê, doces e bolos
Entre os destaques gastronômicas apresentados no evento há o bolo em formato de torre com gavetas, onde o convidado encontra um doce escolhido pelos noivos ao abrir, criado pela chef pâtissier Danielle Andrade para a marca Jennifer Bresser. A estrutura do bolo é feita em madeira forrada, e confeccionada com os tons da decoração da festa.

Já os noivos mais irreverentes contam com novidades inspiradas na infância, como os geladinhos gourmet da Rojo Criatividade Gourmet, uma releitura dos tradicionais geladinhos, porém em uma versão mais sofisticada, que são servidos no momento em que a pista de dança está cheia. A mesma empresa oferece também os jelly shots, drinques sólidos servidos na recepção da festa. Ainda no questio bebida, a Mr. Beer apresenta mais de 100 rótulos diferentes de cervejas gourmet, em variados estilos e os sabores.

Lembrancinhas
Saches de renda com diamante, caixas de prata, taças com cristais Swarovski, livros de receitas e pratos de decoração estão entre as opções oferecidas pela RDR Gifts & Celebrations. Para os que preferem presentes com emoção, a Paperchase traz o Scrap In Loco, serviço para chá de cozinha e bar, que consiste em criar um álbum de fotos personalizado pelos próprios convidados. Um fotógrafo registra os momentos da festa e imprime as imagens, enquanto os convidados ficam responsáveis por criar o álbum ou livro de receitas, com os kits.

Seguindo a mesma linha, a empresa Era uma vez...a sua história lança livros personalizados com fotos e ilustrações, para contar de forma criativa a história dos noivos, do primeiro encontro ao casamento. Já a Petit Souvenir produz CDs com as principais músicas do casamento, que os convidados podem levar para casa, e também os lencinhos de papel em envelope personalizado, entregues aos convidados para conter as emoções durante a cerimônia na igreja.

Foto e vídeo
Imagens cinematográficas, que vão além do vídeo e tornam-se filme para capturar a essência e a personalidade dos noivos é o que oferece a empresa IgalMR Filmagem. Entre outras novidades, como álbuns feitos com o mesmo tecido do vestido da noiva e serviços que disponibilizam fotógrafos durante a lua de mel do casal, a Elegant Solutins as Wedding Câmeras, permite que os próprios convidados registrem os momentos da festa, o que é uma boa recordação para os noivos verem os diferentes olhares para a mesma celebração.

Convites
Entre os expositores do segmento destaca-se a Grafjet Convites, que apresenta com exclusividade no evento o “convite de ouro”, onde todo o impresso e o texto indicativo ao casamento é feito em uma placa de ouro. Outra opção é convite de chocolate, que tem impressão da data e do monograma do casal em uma barra de chocolate, revestida por uma caixa de papel de alta gramatura, para que o convidado já se delicie com a notícia.

Dia da noiva
Pela primeira vez na feira, o Salão 1838 vai oferecer consultoria de estilo e beleza, com dicas de maquiagem, penteados e até um spa no evento. A novidade é a maquiagem em HD para as noivas ficarem com a pele perfeita em filmagens em HD. O profissional tem uma técnica exclusiva que permite deixar o rosto sem as falhas do make up, em todo o vídeo.

Outros serviços
O Casar 2011 terá também estandes de lojas de objetos e produtos para casa, como Benedixt,  Design by Somers, Cleusa Presentes, Suxxar, Spicy, Etna, Arte Na Mesa e outros. Entre os serviços diferenciados, o Estúdio de danças Anacã oferece aulas para os noivos não fazerem feio na hora da valsa e coreografias especiais para os convidados. Outra novidade é o Wedding Off, novo portal de compras pela internet,  com produtos e serviços especificos para casamentos, como reserva de limousine, bufê, cabeleireiro e maquiagem. Haverá ainda estandes de empresas de aluguel de carros antigos, agências de viagem para organizar a lua de mel, decoração e até imobiliária.

Serviço:
CASAR 2011
De 19 a 22 de maio, das 14h às 21h.
Terraço Daslu - Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia - SP.
R$ 60,00.