Topo

No Mês das Noivas, estilistas revelam os looks matrimoniais mais desejados pelas brasileiras

Tomara que caia, decote nas costas e detalhes em rosa ou nude espalhados pelo vestido estão em alta - Aline Arruda/UOL
Tomara que caia, decote nas costas e detalhes em rosa ou nude espalhados pelo vestido estão em alta Imagem: Aline Arruda/UOL

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

01/05/2012 07h00

Apesar dos gostos diferentes de cada noiva, estilistas concordam em um ponto: a brasileira voltou a querer roupas mais tradicionais, além de se sentir sexy e, ao mesmo tempo, confortável no dia do casamento. Para começar maio, o tradicional Mês das Noivas, esclarecendo dúvidas sobre o que está em alta no altar, o UOL Casamento conversou com alguns dos estilistas mais badalados do momento, quando se trata de moda matrimonial.

Veja, nas categorias abaixo, o que as mulheres mais pedem para o dia do casamento.

Modelo

  • Aline Arruda/UOL

    R. Rosner propõe decote ombro a ombro para as noivas mais ousadas


Segundo a estilista Solaine Piccoli, que acabou de lançar uma coleção de vestidos inspirada nos clássicos do cinema, “a noiva mais tradicional voltou”.

“No momento, elas querem um vestido mais princesa --leve, mas com volume, e com a cintura marcada e bem desenhada”. Decote nas costas e ombros à mostra também estão em alta.

Bibi Barcellos, conhecida por criar vestidos românticos, ornamentados com delicadas flores de tecido, também afirma que as noivas estão querendo mais volume.

Ainda segundo Bibi, “nove entre dez noivas pedem um vestido tomara que caia”. Mas a estilista alerta que nem todas as mulheres ficam bem com esse modelo.

“Uma noiva muito baixinha, por exemplo, tem de usar um vestido com alça. Uma alcinha faz a mulher crescer uns dez centímetros.” Fica a dica.
 

Tecido

  • Aline Arruda/UOL

    Modelo usa vestido de cetim, feito pela estilista Dani Messih


Entra e sai coleção, e a renda, de alguma maneira, permanece firme e forte nos vestidos das noivas. Segundo R. Rosner, uma das promessas da moda festa nacional, “a maioria das noivas quer muita renda”. A estilista Dani Messih também afirma que “é muito difícil fazer algo sem o tecido”.

No entanto, o tule também está em alta ultimamente. Segundo Bibi Barcellos, esse é o tecido mais procurado pelas noivas que vão ao seu ateliê. Dani ainda explica que a onda começou com o filme “Cisne Negro” (2010), estrelado por Natalie Portman.  “As noivas queriam esse visual meio bailarina”, explica a estilista.

Além da renda e do tule, Dani conta que a zibeline de seda, a organza e o tafetá também estão constantemente presentes nos vestidos de noiva. Solaine Piccoli aponta para o cetim duchesse.

Em relação às cores, Solaine diz que o off-white, com toques e acessórios de outras cores, como um laço rosa ou nude, é a tonalidade do momento. Rosner também afirma que a cor off-white é a que mais sai.

Sapato

  • Aline Arruda/UOL

    Bibi Barcellos mostra que o peep toe é alternativa certeira


Não tenha dúvidas: se não quiser errar no dia do casamento, opte por um peep toe. Segundo Solaine, “ninguém mais quer usar o scarpin”.

“Nos pés, as noivas optam muito pelo peep toe de cetim ou de verniz, principalmente os com salto meia pata”, afirma Dani Messih.

Bibi Barcellos diz que, mais do que a tendência, o que realmente deve ser levado em conta, na hora de escolher o sapato, é o conforto dos pés.

“Indico para as noivas pegarem um sapato que elas achem confortável e forrá-lo. Nenhuma noiva merece ficar com dores nos pés no dia do casamento. E não acho legal essa história de usar chinelo na hora da festa. Sem o salto, a noiva tem de ficar segurando a barra do vestido o tempo inteiro e não tem nada mais incômodo que isso”, aconselha a estilista.

R. Rosner também apoia a ideia de forrar os sapatos. Segundo o estilista, um calçado forrado por fora quebra a leveza do vestido.

Joias

Para Solaine Piccoli, as pérolas são a joia do momento. No entanto, conforme explica R. Rosner, a confecção de um vestido também pode partir de uma joia de família que a noiva deseja usar no “grande dia”. Dani Messih costuma aconselhar as noivas que vão ao seu ateliê a usarem acessórios com um tipo de pedra, como rubi ou água-marinha.

Estado de espírito

Apesar de todos os conselhos fashion dos estilistas especializados em moda festa, eles concordam que o vestido ideal é aquele que ajuda a noiva se sentir bem. Segundo Dani Messih, “cada noiva é um sonho e um desejo, por isso é difícil falar em tendência nesse dia tão especial para elas”.

Bibi Barcellos acredita que “o mais importante é a noiva se sentir linda e confortável, além de a roupa combinar com a festa”. Já o estilista R. Rosner diz que “as noivas brasileiras têm essa característica de querer algo sexy e confortável”.

No álbum abaixo, veja as tendências que foram exibidas no 3º Bride Style: