Casamento

Macarons, bolo de rolo e cupcakes são opções para substituir o bem-casado no casamento

Amanda Zacarkim

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 07h15

A vontade de personalizar o casamento, para deixar cada detalhe com a cara dos noivos, é uma tendência que segue forte e se expande também para a mesa de doces ou para as lembrancinhas dos convidados. Seja por uma questão de paladar ou simplesmente para fugir do senso comum, o bem-casado tradicional vem sendo substituído por opções como o bolo de rolo, os macarons franceses e os cupcakes de origem inglesa, que já fazem fama no Brasil.

Tamanho mini, textura máxima
Os macarons são uma mistura bem-sucedida de um pequeno bolo com casquinha crocante à base de farinha de amêndoas e de um recheio macio por dentro, quase como um merengue. Originário da França, os doces são opções delicadas para quem quer fugir dos bem-casados.

Giuliana de Salvo, sócia da Suzana Pimenta Bem-Casados e Doces Finos, conta que os macarons ganham o posto de lembrancinha, se apresentados da seguinte forma: “De dois a quatro macarons de sabores variados, dispostos em uma embalagem com laços e o nome dos noivos”.

Os recheios mais pedidos para casamento são pistache, frutas vermelhas, amêndoas, damasco, blueberry e chocolate. Uma graça à parte são as opções multicoloridas de macarons. Giuliana conta que, cada cor, pode representar um sabor, como o verde para pistache e rosado para frutas vermelhas. Outra opção, é o doce obter tons relacionados à festa de casamento. “Os macarons podem ganhar as cores escolhidas pela noiva, de acordo com o ambiente da festa e, ainda assim, ter sabores variados”, afirma.

Mas a troca do bem-casado pelo macaron não precisa ser total. Segundo Giuliana, muitos dos pedidos que atende é para que os macarons estejam na mesa de doces ou de café. “Nesse caso, eles não são embalados e são apresentados soltos, em maior quantidade”, diz.


Cultura regional
Patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, o bolo de rolo caiu nas graças das noivas nordestinas e se espalhou pelo Brasil. A Casa dos Frios, em Recife, é especialista na produção da iguaria típica da região e faz o bolo de rolo para casamentos em diversos sabores, como doce de leite, maracujá, ameixa, chocolate e nozes, além do tradicional --e mais pedido-- de goiabada.

Segundo Claudenir Moreira, gerente responsável pela loja central da Casa dos Frios em Recife, o recheio mais pedido para casamentos ainda é o tradicional. “Mandamos de 200 a 300 unidades de bolo de rolo em tamanho mini para as cerimônias, que substituem os bem-casados na saída da festa”, conta.

Karla Moraes, dona da empresa A Casa do Bolo de Rolo, trouxe a iguaria para São Paulo, em 1998. “As noivas começaram a pedir o doce no lugar dos bem-casados há cerca de seis anos”, relembra. Ela acha que a escolha valoriza os sabores nacionais e pode ser apresentada de várias formas: fatiado e embalado com lacinhos de cetim, em formato mini e embalado em papel dobradura, ou como minibolos de rolo, de 40 gramas, servidos como bombons.

As formas de servir o bolo de rolo variam de acordo com a decoração da festa e a vontade das noivas. Karla sugere que os doces estejam expostos em um móvel vintage, como uma cômoda antiga e decorada, para que os convidados se sirvam da lembrancinha.

Porção fofa e individual
Os bolinhos com coberturas açucaradas e confeitos diversos são originários do Reino Unido. Iris Laguna, responsável pelo atendimento às noivas da doceria La Vie en Douce, conta que a massa de chocolate é o sabor que mais faz sucesso nos casamentos.

Como lembrancinha, os cupcakes são feitos em tamanhos menores e ganham coberturas com marshmellow, flores ou as iniciais dos noivos, feitas em pasta americana, por exemplo. Mas nada impede que a apresentação do doce, suas cores, recheios e sabores, variem de acordo com a vontade do casal ou decoração da festa.

Novas opções
Como o mercado de doces é irresistível e cheio de novidades, nada como adaptar receitas aos tamanhos e detalhes dos casamentos.

Carole Crema, chef e dona da La Vie en Douce, aposta também nos whoopies como lembrancinhas da festa. “O whoopie é parecido com um macaron, mas é banhado em chocolate e apresentado nas cores que a noiva preferir”, conta. Ele pode ser embalado individualmente, como lembrancinha, ou compor a mesa de doces. Os sabores preferidos são brigadeiro, paçoca e marshmellow.

Outra ideia que ganha força é a palha italiana coberta de chocolate e em tamanhos menores. A doceira Juliana Andresa, de São Carlos, no interior de São Paulo, é uma adeptas da alternativa. Ela conta que o sabor mais requisitado pelas noivas é o de creme de chocolate. “Já a cobertura da palha pode ser de chocolate ao leite, amargo, branco ou crocante”. As palhas em formato mini dispensam embalagens de acetato e podem ser apresentadas como bolinhos de três andares, cobertos por chocolate.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
Casamento
redetv
RedeTV! Entretenimento
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Finanças Pessoais - Investimentos
do UOL
do UOL
Casamento
UOL Economia
Notícias - AFP - Internacional
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV! Entretenimento
do UOL
do UOL
UOL Economia
do UOL
UOL Economia
Topo