Casamento

Saiba fazer o pedido de casamento ideal para o casal e torne o Dia dos Namorados inesquecível

Thinkstock
Que tal surpreender a sua companheira com um pedido de casamento neste Dia dos Namorados? Imagem: Thinkstock

Amanda Zacarkim

Do UOL, em São Paulo

12/06/2012 07h05

Histórias de amor não precisam de datas comemorativas para se tornarem eternas, mas a chance de o pedido de casamento gerar ainda mais comoção, se dito no Dia dos Namorados, é grande. No entanto, se vai tomar coragem e oficializar a união nesta terça-feira (12), é importante ter algumas dicas básicas em mente.

Cada história de amor é única e o estilo do casal deve ser respeitado na hora do pedido. A consultora e organizadora de casamentos Sylvia Queiroz explica que nada é obrigatório nesse momento tão especial, mas é importante levar em conta o perfil da futura noiva.

“Para uma família de hábitos muito formais, a melhor maneira é a tradicional, em que o noivo expressa seu interesse pela união na presença dos pais da noiva, dizendo isso diretamente a eles e solicitando o consentimento. Já os casais mais modernos geralmente oficializam o noivado primeiro entre si e, depois, comunicam a decisão aos pais”, diz Sylvia.

Onde gostaria que fosse feito o pedido de casamento?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

A casa dos pais da noiva ou um restaurante que agrade os dois são os lugares mais indicados pela consultora para o cenário do pedido de casamento. “Se a escolha for por um restaurante, o noivo também pode convidar os pais de ambos para tornar a noite única”, explica.

E o que falar? Segundo Sylvia, boa parte dos noivos deseja começar o pedido com algum discurso elaborado, mas não há necessidade. “Basta apenas dizer que decidiram ficar noivos e os familiares ficarão muito felizes em receber uma notícia como essa”, garante a consultora. Se o noivo fizer questão de um discurso, o ideal é escrever o que planeja falar. Assim, as ideias são organizadas mentalmente e não se corre o risco de o pedido ficar longo demais.

As surpresas e brincadeiras também são liberadas nesse momento. “Qual mulher não gosta de ser surpreendida, ainda mais quando um homem a pede em casamento? Isso fica marcado para toda a vida”, diz Kalinka Cope, consultora de casamentos da La Mabelle.

A especialista ainda garante que valem surpresas personalizadas, que tenham a ver com a história do casal. Ainda pode tocar a música preferida dos dois, levar a moça a um local que seja marcante para o namoro e até investir em iniciativas mais ousadas, como pedir a mão da amada voando alto ou dentro de um balão, indica Kalinka. O importante é sempre levar em conta o perfil do casal e, principalmente, o da noiva. Se ela for mais reservada, não faça um pedido em público nem nada muito exagerado. E, se quiser eternizar o momento, grave-o com uma câmera.

Dia dos noivos
O UOL Casamento foi atrás de casais que noivaram em um Dia dos Namorados. Navegue pelas abas abaixo e inspire-se na história de três pares diferentes.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Topo