Topo

Noivas brasileiras desejam peças diferenciadas e exclusivas, afirma estilista espanhol Jesus Peiró

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

07/12/2012 07h10

O estilista espanhol Jesus Peiró esteve recentemente em São Paulo para divulgar sua nova coleção de vestidos de noiva, batizada de Orient Express. Na ocasião, o UOL Casamento conversou com o especialista em moda noiva, que veio ao país para estudar melhor o aquecido mercado matrimonial. "As noivas brasileiras possuem características muito distintas e é fundamental uma aproximação com diferentes culturas para criar coleções que atraiam noivas de todo o mundo", diz.

"As noivas estão procurando conhecer cada vez mais o produto. Elas desejam peças diferenciadas e exclusivas e não se contentam apenas com o que já foi oferecido. Sem dúvida, o Brasil é um exemplo claro desse fenômeno e é por isso que o mercado brasileiro possui relevância global e atrai a atenção dos demais estilistas internacionais", afirma. Para Peiró, os designers ainda precisam adaptar os modelos de vestidos de noiva de acordo com o perfil dos países que querem atingir e ainda avisa que "as noivas estão mais exigentes, porque, hoje em dia, é fácil visualizar as coleções dos estilistas internacionais com a ajuda da internet".

Atualmente, é possível pesquisar referências nos sites oficiais das lojas de grife, em sites especializados e até assistir aos desfiles, muitas vezes transmitidos em tempo real pela web. "Essa facilidade faz com que as grifes sintam a necessidade de criar estratégias para atender com mais qualidade em todos pontos de venda onde as coleções despertam interesse", explica o estilista.

Em março deste ano, Peiró firmou uma parceria com a loja Black Tie, localizada na capital paulista. O preço inicial para venda das suas criações é de, aproximadamente, R$ 7.000 e os vestidos mais elaborados podem sair por até R$ 18.000. A próxima coleção, chamada Soirée, deve chegar na loja durante os primeiros meses de 2013.

Para não ficar sem um vestido assinado por Peiró, é preciso visitar a loja paulistana com antecedência e tempo livre para observar todos os detalhes, mas para o próprio criador não existe uma fórmula para acertar na escolha.  "As noivas geralmente são aconselhadas por mães, amigas, tias e etc, mas é fundamental nunca se esquecer de que são elas que devem decidir como estarão vestidas no dia mais importante de suas vidas. A noiva deve ser o destaque absoluto da celebração e, para se sentir como tal, precisa se identificar plenamente com o seu vestido", afirma o estilista.

Rômantico, Peiró aposta, também, no destino. "Quando experimentar, a noiva sentirá qual é o vestido certo", diz. Para ver dicas de como adequar os vestidos ao seu estilo pessoal, leia os comentários do estilista no álbum acima.