Topo

Buquês com broches e tecidos garantem visual moderno à noiva

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

17/01/2013 07h00

O buquê de noiva está entre os itens indispensáveis do casamento para muitas mulheres, mas se a ideia é buscar por um acessório moderno, o buquê de flores pode ser substituído por um de broches ou de tecidos, duas novidades que despontaram no mercado matrimonial.

“A noiva que busca por peças diferenciadas pode investir em algo atual e lindo”, garante a designer de buquês Sulamita Calleia. Para Sandra Matos, da Dona Flor Customizações, vale investir nesses modelos porque eles duram para sempre. “Servem de recordação eterna, não é algo que estará presente apenas em fotografias", diz.

Antes dos acessórios mais modernos aparecerem por aqui, Fabiana Moura, proprietária da Bouquet Boutique, descobriu a técnica do buquê de broches pela internet. “Eu estava pesquisando em sites especializados quando encontrei uma florista que usava broches na confecção dos buquês, nos Estados Unidos. Não demorou muito para as noivas mais antenadas descobrirem a novidade e começarem a desejar um modelo. Eu investi na ideia”, explica.

O buquê de broches permite uma composição que resgata tradições. "Dá para usar broches, brincos, presilhas e anéis no mesmo buquê. Entre as peças, é legal incluir joias da família. No contato inicial, a noiva fala sobre sua personalidade, a do noivo, o estilo do casamento, entre outras coisas. Depois disso, a estética do buquê é desenvolvida para que combine perfeitamente com tudo”, diz  a designer de buquês Ligia Tavares.

Os modelos feitos com tecidos também garantem exclusividade. “Costumamos reproduzir flores com tecidos do vestido da noiva e ainda integramos detalhes com pérolas e pedrarias para valorizar o miolo  e deixar o resultado mais rico”, explica a estilista Carol Hungria. "Também é  possível usar cores que não são encontradas nas flores naturais, dando mais liberdade à noiva na hora de personalizar o seu buquê", completa Fabiana.

Por ser um trabalho artesanal e não depender de flores naturais, a produção desses buquês podem demorar em torno de uma semana. “Oriento as minhas clientes a encomendarem o buquê com, pelo menos, 45 dias de antecedência da data que ela definir para a entrega. Com isso, haverá tempo para possíveis alterações até a versão final", explica Fabiana. O pedido com antecedência é importante por conta da demanda, já que a produção depende da disponibilidade da agenda de quem o fará.