Topo

Bolhas de sabão e confete podem substituir a tradicional chuva de arroz

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 07h15

Depois da cerimônia, jogar arroz nos noivos é uma tradição em casamentos. Segundo a organizadora de eventos Alê Loureiro, o costume simboliza o crescimento da família. “Ao jogar arroz, os convidados estão jogando a semente que dá vida, abençoando o casal com muitos filhos”, explica.

Mas, apesar do simbolismo, muitas igrejas e ambientes de eventos têm proibido a tradição. “Isso acontece porque o arroz acaba sujando o espaço e ainda deixa o ambiente perigoso, pois as pessoas podem escorregar nos grãos. Normalmente, a chuva de arroz é permitida com mais facilidade em ambientes abertos, como em casamentos na praia ou no campo”, conta Simone Koh, assessora de eventos da WonderWeds.


Por causa da proibição e também do desejo de inovar, muitos casais optam por trocar a chuva de arroz por outros elementos. As sugestões da organizadora de eventos Flávia Gurgel são as pétalas de rosa e as bolinhas de sabão. “A segunda opção costuma ser liberada em praticamente todos os espaços e cria um efeito lindo”, comenta Flávia. No entanto, Alê Loureiro alerta que alguns ambientes, como os que possuem piso de porcelanato, não permitem o uso delas, pois os convidados podem escorregar nos resíduos que as bolinhas deixam ao cair no chão.

Simone Koh lista outras alternativas que os noivos podem escolher, como a chuva de confeitos em formato de coração e os ‘sparklers’, palitos que os convidados seguram e que fazem um chuveirinho de faíscas --como os usados em bolos de aniversário. “A chuva de coração é mais leve que a de arroz, que, às vezes, pode até machucar os noivos, se jogado de maneira muito forte, e até ficar preso no cabelo da noiva. Já os 'sparklers' vêm de casamentos norte-americanos e dão um efeito lindo e um toque mágico! Só é preciso evitar usá-los em ambientes fechados”, diz Simone.

Uma opção simples, barata e que agrada muitos noivos são os corações feitos de papel. “O ideal é usar papéis mais firmes, que costumam ter um caimento bonito. E o melhor é que as opções de cores são infinitas”, comenta Sandra Ferreira Crippa, assessora de eventos da Wedding Creative. Ainda nas opções simples e baratas, estão as bexigas e os confetes.