Topo

Agradecer aos convidados pela presença e presentes causa boa impressão

Ideal é presentear os convidados com algo útil, como flores para decorar, espumante ou kit spa - Divulgação/Escarlate Flores/Dom Bosco Festas/Le Scrap
Ideal é presentear os convidados com algo útil, como flores para decorar, espumante ou kit spa Imagem: Divulgação/Escarlate Flores/Dom Bosco Festas/Le Scrap

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

10/04/2013 07h05

A lembrancinha de casamento é oferecida durante a festa como uma forma de agradecimento pela presença no "grande dia". No entanto, depois que o casal volta da lua de mel, pode agradecer a presença dos convidados mais dedicados, aqueles que compraram presentes grandiosos, de uma maneira especial e carinhosa. "Agradecer a presença desses convidados é mais do que uma gentileza, é um gesto educado e demonstra carinho", diz a consultora de casamentos Fernanda Floret, que também é autora do blog Vestida de Noiva.

Para Elisa Tavares Bueno, sócia-proprietária da Boutique de Três, o agrado --como um cartão, por exemplo-- pode ser enviado pelo correio. Mas lembre-se: tudo o que for enviado ganha um charme a mais de acordo com a embalagem. "Nem sempre o presente é um item de alto valor, mas como o mais importante é o valor sentimental, os noivos podem enfeitar tudo o que enviarem com fitas bonitas ou embalagens diferenciadas", aconselha Adriana Bertrand, proprietária da Le Scrap Criações. Com isso, o convidado além de ser surpreendido, ainda vai se sentir muito especial.

Mimo extra
Mas se o casal quiser, além de enviar um cartão de agradecimento, mandar um presentinho extra, este deve ser algo útil. "Pensando em evitar desperdícios, sugiro os noivos presentearem com algo que a pessoa vai usar. É legal enviar um kit spa, kit com itens para perfumar a casa e até flores", indica. Vinhos e outras bebidas alcoólicas também agradam, mas é preciso pesquisar antes, para certificar-se de que o item está dentro do perfil do destinatário.

"Todo gesto delicado que os noivos fizerem fora o que ofereceram durante a festa será um grande feito", completa Elisa, que já recebeu como agradecimento uma foto dela e de seu marido que foi tirada durante um casamento. "Achei muito bacana os noivos lembrarem de enviar a foto. Eles aproveitaram e escreveram atrás da própria foto um texto, agradecendo a nossa participação no momento mais especial da vida deles", lembra.

Se escrito à mão, o cartão ganha maior valor sentimental. "Infelizmente, acho que as noivas ficam com preguiça de escrever um por um, mas não tem nada mais elegante. O cartão pode levar o agradecimento pela presença na festa e também pelo presente recebido, mas precisa ser enviado em até 30 dias após o casamento. Além de agradecer, ainda serve para informar o novo sobrenome dos noivos e o endereço da casa nova", diz Fernanda Floret.

Presente personalizado
No mercado matrimonial, algumas empresas trabalham com o sistema que personaliza presentes. Entre os itens que podem ser personalizados, estão rótulos de garrafas e frascos dos kit spa. "Quem procura enviar um presente exclusivo deve investir e mandar personalizá-los. Neste caso, os noivos podem escolher o texto a ser reproduzido, então é possível escrever a própria mensagem de agradecimento no próprio rótulo de uma garrafa, por exemplo", explica Priscila Braga, responsável pelo marketing da empresa Dom Bosco Festas.

Padrinhos são especiais
Os parinhos são convidados mais especiais do que os outros, por isso podem ganhar atenção antes e depois da celebração. "Os noivos podem enviar para a casa dos padrinhos um mimo horas antes do dia da cerimônia. Pode ser cesta de café da manhã, caixa de bombons ou itens que eles consigam usar para relaxar antes de saírem para o casamento. Junto do presente, eles devem enviar um cartão reforçando que estão felizes pelos padrinhos aceitarem o convite", finaliza Elisa Tavares Bueno, sócia-proprietária da Boutique de Três. No ramo matrimonial, vale de tudo para mimar os convidados e causar uma boa impressão.