Topo

Fotolembrança faz sucesso em casamentos e anima convidados

Monóculo com foto dos noivos ou dos convidados é sugestão de lembrancinha fotográfica  - Leonardo Soares/UOL
Monóculo com foto dos noivos ou dos convidados é sugestão de lembrancinha fotográfica Imagem: Leonardo Soares/UOL

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 07h15

A fotolembrança instantânea está conquistando noivas e ganhando espaço no mercado matrimonial. A ideia é que todos voltem para casa com imagens fresquinhas em mãos, para lembrarem para sempre do "grande dia". Normalmente, fotógrafos vão ao evento para tirar e revelar fotos estilizadas das pessoas presentes na recepção. Em outros casos, são os próprios convidados que viram fotógrafos por um dia e se divertem em fotocabines ou tirando cliques com os próprios celulares. 

"É importante registrar o momento dos convidados na festa. A fotolembrança instantânea é legal, porque os itens revelados levam fotos dos próprios convidados e não só dos noivos. Isso torna o registro da noite ainda mais interessante", diz Gabriela Lima de Paula, proprietária da assessoria de casamentos Moças Casamenteiras. A organizadora de eventos Morgana Zeefried também aposta na ideia. "A foto instantânea registra momentos de uma forma muito divertida. É visível a satisfação dos convidados." 

No mercado matrimonial brasileiro, existem diferentes tipos de fotolembranças. A seguir, conheça quatro opções que estão em alta:

Foto tradicional e pontos de foto
O fotógrafo contratado pode pedir para os convidados posarem já na entrada da festa, quando eles ainda estão bem arrumados e maquiados. "Na entrada, é fácil fotografar os convidados, porque eles geralmente chegam em família ou grupos, então consigo fazer bons cliques de casais e amigos em comum nesta etapa", explica Walter Borges, fotógrafo da empresa Aquarella Digital. Alguns minutos depois, o próprio fotógrafo pode entregar para os convidados as fotos já reveladas e estilizadas.

Segundo Borges, uma ideia bastante usada é deixar as fotos dos convidados penduradas em algum espaço da festa para despertar a curiosidade deles. "Sugiro deixá-las na saída do evento, assim ninguém vai esquecer de levar a sua cópia. Gosto muito da ideia de usar pregadores para prender as fotos em alguma árvore da decoração."

Outra opção é contratar uma empresa que customiza a imagem com molduras estampadas na foto ou até mesmo que trabalhe com foto imantadas, aquelas que possuem um imã na parte de trás. "Com o imã, a foto passa a ter uma nova função. Além de servir como lembrança, acaba enfeitando a geladeira e outros lugares da casa", diz o fotógrafo Cleber Thiber, proprietário da empresa Thiber Fotografia.

Já a Fábrika de Eventos usa fotos tradicionais ou imantadas para customizar objetos como porta-lápis e cofres com as fotos dos convidados que foram clicados durante a festa. Outro serviço que a empresa oferece é o quadro vivo. "Montamos um ponto de foto com uma parede com molduras e buracos para os convidados posarem. O resultado é uma foto dentro de um quadro", diz Claudia Caplan, diretora da empresa.

"Nós também disponibilizamos, após poucas horas, todas as fotos em nosso site e nas redes sociais", avisa Claudia. Com isso, os convidados podem guardar as imagens dos amigos, parentes e dos noivos e montar seu próprio álbum virtual do casamento.

Fotocabine
Os noivos podem contratar um serviço de fotocabine para animar grande parte do casamento. O aluguel do equipamento da empresa Fotocabine, por exemplo, deve ser contratado, no mínimo, para quatro horas de festa. As fotos são ilimitadas durante o período contratado, a farra é garantida. "Até quatro pessoas podem entrar por vez na cabine e a máquina faz uma sequência de quatro fotos. Assim, cria-se uma dinâmica para fazer uma pose diferente a cada clique", explica Felipe Corrêa, gerente da empresa. Neste caso, as fotos são impressas com um layout aprovado pelos noivos e criados por um designer.

Na foto cabine da empresa Papel Vivo, o primeiro passo é escolher se a recordação será colorida ou em preto e branco. Depois de posar para as fotos, os convidados digitam um e-mail pessoal para envio eletrônico da foto e, na saída da cabine, podem imprimir a imagem. "Outro atrativo são as imagens das pessoas dentro da cabine que são exibidas em um monitor para quem aguarda ao lado de fora. Isso envolve grupos e gera diversão para todos", conta Lucas Alves, gerente da Papel Vivo.

Totem
O totem para fotos instantâneas revela as imagens em oito segundos. Na hora de posar, basta ficar parado em frente a um monitor e escolher algumas molduras personalizadas para enfeitar a foto. A empresa Fun Click, especializada neste serviço, oferece também itens como óculos, perucas e estolas para turbinar com humor o visual dos convidados. A foto pode ser enviada por e-mail ou compartilhada nas redes sociais diretamente pelo totem.

Instagram
Para os convidados mais moderninhos e ligados em tecnologia, uma opção bem legal é utilizar o aplicativo de celular Instagram. Depois, uma empresa especializada pode imprimir as imagens com os filtros usados e aplicar uma arte extra com o nome dos noivos e a data do casamento, por exemplo.

"A ideia é que os convidados tenham a chance de imprimir a foto que eles mesmo tiraram. Após a postagem, a foto é impressa em menos de um minuto", explica Felipe Corrêa, gerente da empresa Printgram. Para dar certo, os noivos precisam divulgar uma hashtag como, por exemplo,  #CasamentoMariaeJoao, e os convidados fotografam pelo Instagram colocando a palavra-chave na legenda. "Em menos de um minuto o Printgram comenta a foto, avisando que ela está impressa. Algo como @Fernanda, sua foto já está impressa aqui ao lado do DJ", conta Corrêa.

"Com a ajuda do Instagram, os noivos ganham imagens do casamento registrada pelos olhos dos convidados, é uma recordação muito especial. Já os convidados levam uma lembrança para sempre se lembrar do dia", garante Thiago Ueda, proprietário da Fixagram.

Organize-se
A maioria das empresas cobra o serviço de foto instantânea por hora. Para não errar, converse com o representante e explique muito bem o perfil de seu casamento e dos seus amigos.

Vale também contratar o serviço com antecedência, já que é algo muito procurado para agitar casamentos. Também é bom pesquisar quais empresas oferecem itens de festa que divertem os convidados, como acessórios e figurinos divertidos.