Casamento

Fotolembrança faz sucesso em casamentos e anima convidados

Leonardo Soares/UOL
Monóculo com foto dos noivos ou dos convidados é sugestão de lembrancinha fotográfica Imagem: Leonardo Soares/UOL

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 07h15

A fotolembrança instantânea está conquistando noivas e ganhando espaço no mercado matrimonial. A ideia é que todos voltem para casa com imagens fresquinhas em mãos, para lembrarem para sempre do "grande dia". Normalmente, fotógrafos vão ao evento para tirar e revelar fotos estilizadas das pessoas presentes na recepção. Em outros casos, são os próprios convidados que viram fotógrafos por um dia e se divertem em fotocabines ou tirando cliques com os próprios celulares. 

"É importante registrar o momento dos convidados na festa. A fotolembrança instantânea é legal, porque os itens revelados levam fotos dos próprios convidados e não só dos noivos. Isso torna o registro da noite ainda mais interessante", diz Gabriela Lima de Paula, proprietária da assessoria de casamentos Moças Casamenteiras. A organizadora de eventos Morgana Zeefried também aposta na ideia. "A foto instantânea registra momentos de uma forma muito divertida. É visível a satisfação dos convidados." 

No mercado matrimonial brasileiro, existem diferentes tipos de fotolembranças. A seguir, conheça quatro opções que estão em alta:

Foto tradicional e pontos de foto
O fotógrafo contratado pode pedir para os convidados posarem já na entrada da festa, quando eles ainda estão bem arrumados e maquiados. "Na entrada, é fácil fotografar os convidados, porque eles geralmente chegam em família ou grupos, então consigo fazer bons cliques de casais e amigos em comum nesta etapa", explica Walter Borges, fotógrafo da empresa Aquarella Digital. Alguns minutos depois, o próprio fotógrafo pode entregar para os convidados as fotos já reveladas e estilizadas.

Segundo Borges, uma ideia bastante usada é deixar as fotos dos convidados penduradas em algum espaço da festa para despertar a curiosidade deles. "Sugiro deixá-las na saída do evento, assim ninguém vai esquecer de levar a sua cópia. Gosto muito da ideia de usar pregadores para prender as fotos em alguma árvore da decoração."

Outra opção é contratar uma empresa que customiza a imagem com molduras estampadas na foto ou até mesmo que trabalhe com foto imantadas, aquelas que possuem um imã na parte de trás. "Com o imã, a foto passa a ter uma nova função. Além de servir como lembrança, acaba enfeitando a geladeira e outros lugares da casa", diz o fotógrafo Cleber Thiber, proprietário da empresa Thiber Fotografia.

Já a Fábrika de Eventos usa fotos tradicionais ou imantadas para customizar objetos como porta-lápis e cofres com as fotos dos convidados que foram clicados durante a festa. Outro serviço que a empresa oferece é o quadro vivo. "Montamos um ponto de foto com uma parede com molduras e buracos para os convidados posarem. O resultado é uma foto dentro de um quadro", diz Claudia Caplan, diretora da empresa.

"Nós também disponibilizamos, após poucas horas, todas as fotos em nosso site e nas redes sociais", avisa Claudia. Com isso, os convidados podem guardar as imagens dos amigos, parentes e dos noivos e montar seu próprio álbum virtual do casamento.

Fotocabine
Os noivos podem contratar um serviço de fotocabine para animar grande parte do casamento. O aluguel do equipamento da empresa Fotocabine, por exemplo, deve ser contratado, no mínimo, para quatro horas de festa. As fotos são ilimitadas durante o período contratado, a farra é garantida. "Até quatro pessoas podem entrar por vez na cabine e a máquina faz uma sequência de quatro fotos. Assim, cria-se uma dinâmica para fazer uma pose diferente a cada clique", explica Felipe Corrêa, gerente da empresa. Neste caso, as fotos são impressas com um layout aprovado pelos noivos e criados por um designer.

Na foto cabine da empresa Papel Vivo, o primeiro passo é escolher se a recordação será colorida ou em preto e branco. Depois de posar para as fotos, os convidados digitam um e-mail pessoal para envio eletrônico da foto e, na saída da cabine, podem imprimir a imagem. "Outro atrativo são as imagens das pessoas dentro da cabine que são exibidas em um monitor para quem aguarda ao lado de fora. Isso envolve grupos e gera diversão para todos", conta Lucas Alves, gerente da Papel Vivo.

Totem
O totem para fotos instantâneas revela as imagens em oito segundos. Na hora de posar, basta ficar parado em frente a um monitor e escolher algumas molduras personalizadas para enfeitar a foto. A empresa Fun Click, especializada neste serviço, oferece também itens como óculos, perucas e estolas para turbinar com humor o visual dos convidados. A foto pode ser enviada por e-mail ou compartilhada nas redes sociais diretamente pelo totem.

Instagram
Para os convidados mais moderninhos e ligados em tecnologia, uma opção bem legal é utilizar o aplicativo de celular Instagram. Depois, uma empresa especializada pode imprimir as imagens com os filtros usados e aplicar uma arte extra com o nome dos noivos e a data do casamento, por exemplo.

"A ideia é que os convidados tenham a chance de imprimir a foto que eles mesmo tiraram. Após a postagem, a foto é impressa em menos de um minuto", explica Felipe Corrêa, gerente da empresa Printgram. Para dar certo, os noivos precisam divulgar uma hashtag como, por exemplo,  #CasamentoMariaeJoao, e os convidados fotografam pelo Instagram colocando a palavra-chave na legenda. "Em menos de um minuto o Printgram comenta a foto, avisando que ela está impressa. Algo como @Fernanda, sua foto já está impressa aqui ao lado do DJ", conta Corrêa.

"Com a ajuda do Instagram, os noivos ganham imagens do casamento registrada pelos olhos dos convidados, é uma recordação muito especial. Já os convidados levam uma lembrança para sempre se lembrar do dia", garante Thiago Ueda, proprietário da Fixagram.

Organize-se
A maioria das empresas cobra o serviço de foto instantânea por hora. Para não errar, converse com o representante e explique muito bem o perfil de seu casamento e dos seus amigos.

Vale também contratar o serviço com antecedência, já que é algo muito procurado para agitar casamentos. Também é bom pesquisar quais empresas oferecem itens de festa que divertem os convidados, como acessórios e figurinos divertidos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo