Topo

Vestido com detalhes em preto desponta como tendência para noivas

Vestidos em branco e preto dos estilistas Lucas Anderi, Solaine Piccoli e Martha Medeiros (da dir. à esq.) - Divulgação/Everton Rosa/Leandro Moraes - UOL
Vestidos em branco e preto dos estilistas Lucas Anderi, Solaine Piccoli e Martha Medeiros (da dir. à esq.) Imagem: Divulgação/Everton Rosa/Leandro Moraes - UOL

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 07h15

Os tons mais escuros não são os favoritos das noivas, mas alguns estilistas já estão provando que não é preciso ter medo de investir na cor, basta adicioná-los a detalhes e uma pitada de bom gosto. O preto, por ser uma cor neutra, não é difícil de ser usado em combinações e pode dar um toque bem sofisticado e moderno ao vestido de noiva. "Acredito que em poucos anos o preto não vai mais chocar tanto as noivas e elas vão escolher a cor para sair da mesmice. No ano passado, por exemplo, muitas de minhas clientes noivas investiram em criações com preto", afirma o estilista Lucas Anderi.

A estilista norte-americana Vera Wang, conhecida internacionalmente por ditar tendências para vestidos de noivas, desfilou sua nova coleção primavera/verão (veja fotos no álbum acima) no dia 19 de abril, em Nova York, nos EUA. Para a surpresa das noivas mais clássicas, o preto apareceu nos detalhes principais de suas peças. Vera criou um mix de recortes e acessórios em preto, sem deixar de lado o toque bem feminino que um vestido de noiva precisa ter. E pode ter certeza: se Vera apostou no tom, mais cedo ou mais tarde, o preto vai aparecer em vestidos para noivas. Durante a semana de alta-costura de Paris de janeiro deste ano, grifes de peso como Chanel, Valentino e Giambattista Valli também desfilaram vestidos com a porposta branco e preto.

Recentemente, no Brasil, as passarelas também foram invadidas pelo tom escuro. Inspirada nos pedidos de suas próprias clientes, a estilista Martha Medeiros, famosa por suas peças trabalhadas em rendas nobres, desfilou vestidos em branco com detalhes em renda e bordados com miçangas em preto durante a apresentação de sua coleção na última edição do Casamoda Noivas, que aconteceu em São Paulo, em março. Para Martha, o preto, assim como o branco, é uma cor eterna e pode ser uma ótima opção para as noivas que pretendem investir em uma peça atemporal.

"Qualquer livro de etiqueta explica que tons escuros para noivas não são recomendados pois não transmitem a mesma pureza que o branco, mas não acho mais que a noiva precisa se privar de uma cor por conta disso. Se o preto faz parte da personalidade dela, pode incluir a cor tranquilamente", afirma a estilista.

Para Lucas Anderi, o importante é a noiva ter personalidade para assumir esta proposta. "Ela precisa estar bem resolvida com a cor. O vestido é muito pessoal e traduz o estado de espírito dela."


Em uma coleção de 2010, a estilista gaúcha Solaine Piccoli também investiu na ideia. "Utilizamos detalhes em preto nesta coleção. A inspiração surgiu da ideia de homenagear as imigrantes europeias que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e que costumavam se casar com a cor", lembra. Para a coleção, Solaine criou peças com rendas, bordados, aplicação de flores e saias de tule preto. No entanto, para a estilista, usar preto no casamento ainda é tabu, principalmente se a cerimônia for religiosa. "A noiva brasileira é muito tradicional. Ela pode até escolher algum detalhe colorido, mas não costuma ousar na cerimônia. Para não ficar preocupada, aconselho a escolher detalhes em preto, caso a cerimônia seja informal ou investir neste detalhe apenas na hora festa, em um segundo vestido", diz.

Acerte no detalhe
Se a noiva está em dúvida, Martha Medeiros convence: "Não é preciso ficar com medo de arriscar e usar preto. Eu não arriscaria um vestido de noiva com maiores detalhes em rosa, vermelho, azul ou qualquer outra cor mais forte, mas o preto eu não tenho a menor dúvida de que dá certo. É um clássico e combina com todas mulheres". Afinal, quem nunca recorreu a um pretinho básico? Para fugir do básico no casamento, basta turbinar a cor com pontos de luz e bordados bem bonitos.

"O preto deve ser aplicado obrigatoriamente com cuidado para não ficar com um resultado pesado demais", avisa Lucas Anderi. Para o estilista, as melhores maneiras de incluir a cor são aplicações de flores delicadas e pequenas e faixa na cintura para marcar e trazer uma essência bem estilosa.

Para um resultado melhor, o vestido também deve apresentar a cor de maneira que favoreça o corpo da noiva. "Aplicações de faixas verticais rendadas e saia com tule em efeito vertical, por exemplo, ajudam a afinar a silhueta", garante Martha. Se a noiva for muito magrinha e quer desfilar um corpão no "grande dia", o preto também é aliado, pois deixa um efeito bem bonito, se usado por baixo da saia para dar volume.

Acessórios
A estilista norte-americana Vera Wang apostou em luvas longas em couro para completar o visual de suas noivas na passarela. Por aqui, esse é um acessório que não faz sucesso, já que o país é tropical e nem durante um frio intenso a moda deve pegar. Por outro lado, acessórios indispensáveis em qualquer temperatura, como brincos e colares, devem estar de acordo com a combinação de cores do vestido.

Para Solaine Piccoli, a noiva que usar branco e preto deve passar longe do dourado. "Ela deve escolher acessórios em prata, ouro branco ou pérola." Martha Medeiros concorda, mas sugere joias pequenas. "A noiva já vai misturar dois tons. Para ficar linda, basta usar um brilhante só ou pérolas nas orelhas, nada muito elaborado", finaliza.