Casamento

Inverno pede comidas e bebidas que aquecem os convidados do casamento

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

Quando as temperaturas caem, pratos e temperos quentes passam a ser os preferidos. Para agradar os paladares e deixar a festa de casamento ainda mais aconchegante, vale prestar atenção a alguns detalhes e montar um cardápio todo especial, com entradas, pratos, sobremesas e bebidas, que são a cara da estação mais fria do ano.

Alguns itens básicos são certeiros para aquecer os convidados, como massas, risotos e fondues. Com o propósito de tornar o menu mais quente, as carnes vermelhas são as mais indicadas. “Por conterem mais proteína e gorduras, elas fazem com que a digestão seja mais longa, mantendo o corpo aquecido por mais tempo”, explica a chef Carla Elage, do Brilat Gourmet. “Carnes mais elaboradas e com molhos mais encorpados caem bem por terem sabor intenso”, conta a chef Vivi Barros, do Buffet Vivi Barros. Isso porque, como também explica a chef Gislaine Oliveira, do Gislaine Oliveira Gastronomia, preparações mais condimentadas proporcionam uma sensação de calor.

Carnes brancas também são bem-vindas, claro, mas o ideal é que sejam acompanhadas de molhos mais pesados e com temperos fortes. “Um linguado recheado com creme húngaro de camarões acompanhados de batatas recheadas com creme de cogumelos e páprica, por exemplo, é mais pesado que um escalopinho de mignon, ao molho de limão siciliano e ervas”, explica Gislaine.

Agora, de todos os pratos, a sopa é, sem dúvidas, a que mais provoca afetividade e calor. “Hoje em dia, são muito frequentes as ilhas da madrugada, espaço que oferece algum tipo de comidinha ou reforço para quem bebeu, dançou e não comeu muito. Em vez de oferecer os tradicionais sanduichinhos, minha dica são caldos e sopas de variados tipos”, aconselha Gislaine. Essas ilhas também podem fazer parte da entrada, tanto com as sopas quanto com fondue e queijos. Os convidados adoram.

Na hora de descartar alguns itens do cardápio, a chef Carla Elage é direta: “Evite pratos servidos frios ou gelados, como saladas em geral [escolha apenas um tipo], sashimis e ceviches”, conta.

Bebidas
Bebidas alcoólicas têm a fama de aquecer o corpo. Mas algumas opções podem causar o efeito inverso, refrescando os convidados. “Por isso, vale evitar drinques elaborados com ingredientes refrescantes, como hortelã e limão”, comenta Clayton Brás, proprietário da Artcoquetel. Para ele, se o cardápio de bebidas escolhido tiver drinques que possuem gelo, o melhor é investir naqueles produzidos com bebidas fortes, como tequila ou whisky. “Drinques que levam pimenta na elaboração também são bem-vindos para aquecer”, acrescente Brás.

E, se você já está pensando em descartar a cerveja, talvez não seja preciso. “Mesmo no inverno, algumas cervejas caem muito bem por serem mais encorpadas, como as belgas e as holandesas”, comenta Herbie Ramos, sócio-fundador da Help!bar. Para as caipirinhas, outra preferência dos brasileiros, Herbie aconselha acrescentar mexedores de canela, para dar um charme e aquecer a bebida que, naturalmente, tem um toque refrescante.

Para ajudar ainda mais a aquecer a festa, pode ser oferecida uma degustação de bebidas envelhecidas, que são mais fortes, como conhaque, rum ou cachaças de qualidade. E, claro, os clássicos vinho tinto, vinho branco e champanhe podem continuar no cardápio. 

Doces
Na hora da sobremesa, mix de chocolates, sementes oleaginosas e bebidas alcoólicas são as que mais combinam com a estação. “No inverno, temos muito mais vontade de comer chocolate, pois doces gordurosos esquentam mais. Recomendo nozes e castanhas, que cumprem esta função de forma saudável, pois possuem gordura do bem. Além disso, doces com bebidas alcoólicas ficam mais fortes e quentes”, explica Ana Paula Moutinho, do Ana Paula Moutinho Atelier de Doces.

E, na mesa, a sugestão de Carla Elage é o fondue, mas, desta vez, de chocolate com frutas. Além de quente e prático, pode ficar em uma ilha da madrugada ao lado de combinações salgadas. Crepes, tortas e sopa quente de chocolate ou de frutas vermelhas também são ótimas opções.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Economia
do UOL
UOL Economia
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
Casamento
Redação
do UOL
do UOL
Casamento
Virgula
UOL Economia
Virgula
Casamento
Casamento
do UOL
Casamento
Casamento
Folha de S. Paulo
do UOL
Moda
do UOL
RedeTV! Entretenimento
Virgula
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV!
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Casamento
do UOL
Yes Wedding
redetv
Yes Wedding
Topo