Topo

De Dia da Noiva a núpcias, estilistas investem em look completo para noivas

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 07h00

Com o ritmo acelerado e a agenda cheia de compromissos, muitas vezes não só relacionados ao casamento, noivas reais procuram, cada vez mais, resolver diversas etapas da organização em um só local. Ágil, o mercado matrimonial já percebeu essa tendência e diferentes estilistas estão buscando atender às noivas, não só na confecção do vestido, mas também oferecendo sapatos, lingeries, acessórios, roupa para daminha e até Dia da Noiva.

Recém-aberto na capital paulista, o ateliê da estilista Giselle Nasser, localizado na Pompeia, região oeste, reúne todos esses serviços e ainda pretende, em breve, oferecer lista de presentes, com itens do enxoval bordados à mão (“do jeito que eram feitos os enxovais de antigamente”) e outros artigos para casa, de almofadas a móveis. A antiga diretora criativa da grife Cori, em parceria com a administradora Kiki Rivelino, resolveu investir de vez em moda noiva e, em sua completa “maison”, tem espaço até para a mulher convidar as madrinhas e familiares e, assim, todas se aprontarem juntas, pelas mãos da maquiadora Fê Guedes. O preço para noiva é de R$ 1.700 --incluindo o teste de beleza.

“Noivas estão cada vez mais buscando esse serviço [de atendimento completo] pela comodidade de encontrar tudo em um lugar só, pois os detalhes de um casamento são muitos e tomam bastante tempo”, acredita Giselle. Mas, além da correria cotidiana, a estilista acha que muitas mulheres também querem confiar o visual a um estilista, pois “passaram a entender a importância de terem todos os detalhes relativos à sua aparência muito bem coordenados entre si”. “Quando elas entregam todos elementos na mão de um único profissional, a unidade do resultado final é bastante notável”, acrescenta.

Olhar atento
Emannuelle Junqueira, além de ter sua linha de sapatos e acessórios, também notou essa necessidade de acompanhar de perto o Dia da Noiva de suas clientes e, em abril último, se juntou à maquiadora Vanessa Rozan e ao cabeleireiro Vito Mariella, sócios do Liceu de Maquiagem. Os profissionais abriram um espaço do Liceu dentro do ateliê da estilista, localizado no Jardins, na zona oeste de São Paulo, e realizam testes de maquiagem por lá, acompanhados pelo olhar atento de Emannuelle. O espaço comporta a noiva e uma acompanhante e a prova sai por R$ 780.

“Sempre acreditei muito no todo. Não vendo só um vestido, vendo todo um conceito. Antes de abrir o espaço do Liceu, eu indicava maquiadores para as noivas, pedia para elas mostrarem as referências que tinham e, hoje, tenho isso dentro do ateliê”, diz Emannuelle. Sobre como firmou a parceria com Vanessa e Mariella, Emannuelle revela que os profissionais já tinham muitas noivas em comum. “Já trabalhamos juntos em outras ocasiões.” Tanto no ateliê de Emannuelle quando no de Giselle, as clientes estão livres para fechar o Dia da Noiva com outros profissionais.

Mínimos detalhes
Se fazer o Dia da Noiva no próprio ateliê em que foi feito o vestido ainda não é uma prática muito comum por aqui, oferecer diversos acessórios para noivas já é uma realidade em voga em diversas lojas. O estilista Lucas Anderi também investe em linha própria de sapatos e acessórios para noivas. “Amo escolher o sapato adequado para o vestido utilizado por uma noiva minha”, diz o designer, que também revela que, até na escolha dos brincos da noiva, acaba sendo um “conselheiro de moda”.

Outros estilistas vão além e ainda oferecem roupas íntimas para a mulher vestir na noite de núpcias, como é o caso de Emannuelle, Giselle e Wanda Borges, que, em julho de 2012, lançou uma linha de lingerie em parceria com a Hope, com 15 peças.

Para Emannuelle, esse tipo de oferta “é natural para quem oferece conceito”. “Para oferecer essa assessoria completa para as noivas, é preciso ter um conceito bem apurado e uma identidade muito forte de marca”, finaliza.