Topo

Conheça os mandamentos do bom convidado de casamento

Noivos recepcionam os convidados do casamento - Thinkstock
Noivos recepcionam os convidados do casamento Imagem: Thinkstock

Catarina Arimatéia

Do UOL, em São Paulo

20/09/2013 07h20

Os convidados do casamento também têm um papel fundamental e, para que o evento seja inesquecível, devem seguir algumas regrinhas de etiqueta. Afinal, os noivos se empenharam para que o casamento fosse perfeito e os convidados devem fazer o mesmo. Elisa Tavares, sócia da assessoria de eventos Boutique de Três, lembra situações já passadas por ela e as outras duas sócias, Edda Ugolini Bauder e Grizella Luglio, e faz um apanhado de atitudes que tornam um convidado exemplar. Veja a seguir: 

1. Jamais chegue à festa antes do horário marcado no convite. E, se for o caso de ir diretamente para a festa sem antes comparecer à cerimônia religiosa, lembre-se que o horário marcado no convite não é o da festa e, sim, o da igreja. "Há pessoas que chegam uma hora antes, quando o bufê ainda está sendo arrumado", diz Elisa.
  • 12486
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/casamento/enquetes/2013/09/19/qual-atitude-de-um-convidado-do-casamento-e-a-mais-inconveniente.js

2. Não invada o espaço reservado para as fotos dos noivos com a família e amigos, geralmente à entrada, perto da mesa de doces. "As pessoas não esperam as fotos terminarem e já querem cumprimentar os noivos, interrompendo o fotógrafo, atrapalhando a foto e atrasando tudo", conta a empresária.
 
3. Nunca faça pratinhos para levar até a mesa, a não ser que haja algum convidado com sérios problemas de locomoção. O conselho é direto: “Vá à mesa e coma”. E ficar andando com um pratinho na mão de um lado para o outro também está fora de cogitação.
 
4. Nem pense em levar garrafas de bebida para a mesa e, muito menos, para casa. Os garçons, com certeza, irão servir o suficiente. E, claro, beba sem exageros, até mesmo para não se arrepender depois.  
 
5. Se a tentação for muito grande de carregar as flores da decoração, leve no máximo alguns ramalhetes e nunca o vaso que, normalmente, é alugado e, se não for devolvido, os noivos terão de pagá-lo.
 
6. Da mesma maneira, jamais surrupie pratos, copos e guardanapos. Assim como os vasos, eles são alugados e devolvidos posteriormente.
 
7. As sandálias distribuídas nas festas estão lá para o conforto das convidadas. Ou, como se costuma dizer, “para segurar a pista”, estimulando as mulheres a dançarem sem ter de se equilibrar em saltos altíssimos. O cúmulo da grosseria é pedir mais sandálias e sair com mais pares na bolsa. Muito menos pegue os saquinhos das sandálias para conseguir levar a maior quantidade de bem-casados que conseguir!