Casamento

Dois em um, bolo de bem-casado une tradição à popularidade

Divulgação/Henrique Peron
Bolo de sabor bem-casado da doceria paulistana Fina Nata Imagem: Divulgação/Henrique Peron

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

Além de ser uma das lembrancinhas de casamento mais populares, o bem-casado também pode se tornar o protagonista da mesa de doces. O bolo de bem-casado é uma escolha certeira, que agrada a maioria dos convidados. “A maioria das pessoas gosta de doce de leite, por isso é fácil de agradar. Não tem muito erro”, afirma Ana Paula Moutinho, do ateliê de doces Armazém Ana Paula Moutinho. O bolo acaba agradando até as crianças, que costumam ser mais chatinhas na hora de comer, já que a receita não tem nenhum ingrediente que costuma desagradá-las.

Segundo Gustavo Soncini, sócio-proprietário da doceria Fina Nata, o sucesso do bem-casado é atribuido à simplicidade do doce. "Esse é um bolo simples que todo mundo vai gostar. Não tem quase nada mais simples que isso e ainda conserva bem fora da geladeira", diz. Para a ocasião, a Fina Nata recomenda bolos de bem-casado decorados com pasta americana.

Não substitui o doce
Apesar de ter praticamente o mesmo sabor do docinho bem-casado, o bolo não costuma substitui-lo. “Não dá para substituir o doce bem-casado em um casamento, porque além de ser uma tradição, o doce ainda serve como lembrancinha para os convidados”, explica Ana Paula. Sendo assim, a pessoa pode até economizar com os bem-casados, mas terá de gastar com outro tipo de mimo com os presentes no evento.

Além disso, como alerta Gustavo Soncini, da Fina Nata, os convidados não vão associar o sabor do bolo ao doce, o que pode acabar frustrando expectativas. “As pessoas vão saber que é um bolo de doce de leite, mas não vão achar que é um bolo de bem-casado. Por isso, não dá para substituir”, acredita.

Thinkstock

Bolo sem andares
Em bolos feitos de bem-casado, não é possível fazer mais de um andar. “Não dá para fazer de andares, porque a massa não tem estrutura pra aguentar o peso”, explica Ana Paula. Mas nem tudo está perdido, pois há soluções bastante funcionais para a falta de estrutura da massa. Uma delas é a escolha de um bolo falso ou cenográfico, como também é conhecido. “O ideal é fazer um bolo ‘fake’ só para os convidados verem e enfeitar a mesa. Na hora de servir, o bolo de verdade vai estar na cozinha e as fatias vão vir direto de lá”, aconselha Ana Paula Moutinho. 

Já Manoela Andrade, para conseguir estrutura para os andares, opta por fazer o bolo com uma massa de baunilha.  “O pão de ló não é uma massa firme para ficar empilhando, por isso uso a massa de baunilha, que é mais rígida e permite que eu monte os andares”, indica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
UOL Economia
do UOL
UOL Economia
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
Casamento
Redação
do UOL
do UOL
Casamento
Virgula
UOL Economia
Virgula
Casamento
Casamento
do UOL
Casamento
Casamento
Folha de S. Paulo
do UOL
Moda
do UOL
RedeTV! Entretenimento
Virgula
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV!
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Yes Wedding
Casamento
do UOL
Yes Wedding
redetv
Topo