Topo

Terno, smoking ou blazer? Saiba quando utilizar cada um dos trajes

A escolha do traje depende do estilo da cerimônia  - Getty Images
A escolha do traje depende do estilo da cerimônia Imagem: Getty Images

Por Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 11h34

O vestido da noiva é um dos itens que exige mais atenção durante toda a preparação para a cerimônia de casamento. Mas o noivo, que divide as atenções dos convidados com o par, também precisa escolher com cuidado o seu traje, que pode variar de acordo com o estilo da cerimônia e da recepção. Convidados e padrinhos devem, igualmente, seguir o padrão estabelecido para a ocasião, seguindo a orientação dos noivos. A seguir, você confere como e quando utilizar terno, smoking e blazer --as três vestimentas masculinas mais comuns para esta situação.

Terno  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 Terno

O traje é composto por três peças: calça, paletó e colete. Em casamentos, o conjunto completo (acrescido de camisa e gravata) é utilizado apenas pelo noivo, o que ajuda a destacá-lo dos demais. Convidados e padrinhos costumam combinar apenas calça e paletó com camisa e gravata. “O terno hoje é mais moderno, sem pregas ou volume. Tem uma modelagem ajustada ao corpo e lapelas finas”, explica o estilista Ricardo Almeida. Mas há também a modelagem clássica para homens que preferem a calça reta e o paletó sem marcação da cintura. O terno é o traje mais utilizado em casamentos, variando apenas em cor e tecido, de acordo com o padrão da cerimônia. A lã fria, em tonalidades escuras como preto e chumbo, é indicada para eventos à noite. Em enlaces diurnos, vale o mesmo tecido, mas em tonalidades suaves como o cinza claro. Casamentos na praia pedem algo ainda mais leve como os confeccionados em linho, tecido indicado para altas temperaturas por absorver mais a umidade e deixar uma sensação de frescor na pele. As cores branca ou bege são as mais indicadas.

Smoking - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 Smoking

Mais formal que o terno completo, o smoking é composto por calça, paletó e gravata borboleta. Antigamente, quem optava pelo traje usava também uma faixa na cintura, mas o acessório hoje está em desuso. “O paletó do smoking possui a lapela em cetim e é este detalhe que o diferencia do paletó do terno”, explica Mariana Queiroz, da grife Black Tie. Smokings são indicados para eventos mais formais, não à toa convidados de grandes premiações do showbiz, como a entrega do Oscar (a mais famosa premiação do cinema), escolhem o traje. Quando o noivo opta pelo smoking, as consultoras indicam que convidados e padrinhos sigam o mesmo estilo. O mais comum é que seja confeccionado em lã fria e na cor preta, mas há que opte também por versões coloridas, apenas com a lapela em cetim preto. 

lazer  - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages
 Blazer

Blazer e paletó são tecnicamente as mesmas peças. O primeiro nome é usado quando a veste não faz conjunto com a calça. O blazer pode ser feito dos mais diversos tecidos, como sarja, veludo, malha e linho. A peça não é utilizada por noivos, por ser informal demais, mas isso não significa que não possa ser adotada. Ela vai bem em eventos despojados, como uma celebração na praia, no campo ou em um jantar para poucos convidados, quando o que mais importa é sentir-se à vontade em meio a um grupo seleto de amigos. Uma opção moderna é utilizar um blazer esportivo com calça social. Ou, ainda, blazer e calça de tecidos iguais, mas com cores diferentes. Há também mais uma sugestão, a de combinar blazer com calça jeans em um tom escuro como o preto ou jeans tradicional. Essa última opção é indicada apenas para convidados, em festas informais.