Topo

Noivas trocam o penteado da cerimônia para a festa; veja como apostar

Este semipreso se transforma ao soltar as mechas da parte de trás e da lateral  - Divulgação
Este semipreso se transforma ao soltar as mechas da parte de trás e da lateral Imagem: Divulgação

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

03/09/2014 07h00

Mudar o figurino da cerimônia para ficar mais à vontade na festa já é uma opção para muitas noivas. A novidade agora é a mudança de penteado também, que ajuda a garantir um visual impecável nos dois momentos desse dia tão especial.

Foi essa a escolha feita pela estilista Fernanda Yamamoto que, sem conseguir decidir o acessório a usar nos cabelos, decidiu mudar o look no decorrer do evento. “Eu tinha feito no meu ateliê uma faixa de tecido e uma tiara com flores para o cabelo. Na hora de escolher, acabei gostando dos dois. Foi assim que resolvi fazer penteados diferentes”, explica.

foto de personagem matéria casamento - Frankie e Marília - Frankie e Marília
Na dúvida de qual acessório de cabelo usar, Fernanda Yamamoto utilizou dois: faixa para a cerimônia e flores para a festa
Imagem: Frankie e Marília
Na cerimônia, Fernanda deixou o cabelo curto todo solto para poder usar a faixa. Já na recepção, a escolha do maquiador Marcos Costa, responsável pela beleza da noiva, foi um penteado semipreso com volume atrás para exibir a tiara de flores. “Como somos amigos, fui ao casamento e fiz questão de deixá-la impecável. Mas, se a noiva não quiser contratar alguém, recomendo optar por penteados práticos. Usar os fios presos para a cerimônia e depois soltar para a festa, por exemplo”, diz ele.

O cabeleireiro Paulo Persil concorda. “O melhor é criar um look fácil, soltar algumas mechas e finalizar com um pouco de spray”, diz. “Geralmente, eu mostro para a mãe ou uma madrinha, no dia da prova de cabelo, como elas podem ajudar a noiva a fazer isso depois da cerimônia, para que não seja necessária a presença de um profissional”, explica.

A gerente de marketing Janine de Oliveira Guglielmelli transformou o coque da cerimônia em um penteado semipreso em poucos minutos, ao soltar algumas mechas. “Como troquei o vestido da cerimônia para a festa, achei que seria bacana mudar também o penteado”, diz.

As mulheres que preferem exibir os soltos na cerimônia podem optar por um rabo de cavalo na recepção, por exemplo. “Basta puxar tudo prender. Neste caso, o coque também é uma boa opção”, ensina Costa.

personagem de matéria de casamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Janine de Oliveira soltou somente as mechas da parte de trás do cabelo para fazer o penteado da festa
Imagem: Arquivo Pessoal
Para fazer essa troca, o ideal é não perder mais do que 15 minutos. “Esse é o tempo pelo qual a ausência dos noivos nem será notada, porque os convidados ainda estarão se organizando nas mesas”, diz Paulo Persil.

Nécessaire equipada
Para mudar o penteado sem contar com a ajuda de um profissional, é preciso ter um kit de beleza contendo itens básicos, como grampos de diferentes tamanhos e na cor do cabelo, spray seco para fixar, elásticos revestidos, pente fino e escova. Também vale aproveitar esse momento para retocar a maquiagem. Para isso, inclua na bolsinha algumas hastes flexíveis, lenços secos e úmidos e os produtos utilizados no make, da base ao batom.