Casamento

Estilistas ensinam convidadas a usar luvas em casamento sem ficar cafona

Getty Images
Luvas longas podem ser usadas em eventos formais, desde que tomado alguns cuidados Imagem: Getty Images

Louise Vernier e Amanda Sandoval

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 07h00

Desde que Amal Alamuddin compareceu ao Globo de Ouro 2015 com luvas brancas na altura do cotovelo, o acessório ameaça voltar para o guarda-roupa de festa das mulheres. Estrelas do cinema do passado como Rita Hayworth, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn exibiam looks elegantes com o adorno. Mas usar luvas em eventos fora do tapete vermelho pede alguns cuidados.

A primeira recomendação é respeitar o estilo do evento, a estação do ano e o horário. Durante o dia e em cerimônias no campo, luvas de cores mais claras, confeccionadas em tecidos opacos, como renda, linho, crepe, cashmere e algodão, são mais adequadas. À noite e em locais fechados, as de cores escuras, com brilhos e bordados e confeccionadas em cetim, seda, tafetá, shantung ou renda são bem-vindas.

O comprimento das luvas deve ornar com o vestido escolhido para a ocasião. Segundo a consultora de imagem e estilo Bruna Guadaim, especialista em Styling pelo Fashion Institute of Technology de Nova York, vestidos sem mangas combinam com todos os comprimentos do acessório, desde o que termina no punho até o que vai um pouco além do cotovelo. Já os vestidos de manga curta ou três-quartos pedem luvas curtas. Com peças de mangas longas, as luvas são dispensáveis.

Não é necessário que o acessório seja confeccionado no mesmo tecido do vestido. Vestes de seda, por exemplo, podem ser usadas com luvas de renda, tule ou algodão, se o casamento acontecer durante o verão. Já no inverno, o par pode ser de cetim, veludo, pelica, tafetá ou cashmere. Da mesma forma, a cor das luvas pode ser diferente do vestido. “Usar a criatividade e misturar tons que combinem entre si, como vermelho e nude ou azul e verde, é uma boa opção”, garante Bruna. Mas, se preferir o estilo clássico, aposte em tudo da mesma tonalidade.

Com as luvas em mãos, dispense pulseiras e anéis. “Colocar joias sobre a luva fica deselegante e beira o exagero”, diz a estilista da marca Pó de Arroz, Penha Maia. Também é importante, encarar o acessório como uma peça para impactar na entrada do evento, mas que deve ser retirada em alguns momentos. “Por exemplo, quando for comer ou beber algo”, diz a estilista da marca Vestiderie, Karen Rodrigues.

Dispense o acessório
Em cerimônias informais, na praia, em casa ou para poucos convidados o uso das luvas é desnecessário. Por isso, antes de decidir se investe ou não no acessório, as estilistas orientam checar o convite de casamento ou o site dos noivos, que sempre têm algum indício sobre o grau de formalidade da celebração. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo