Topo

Chamar quem está fora, levar lembrancinha...10 deselegâncias em casamentos

Cuidado para não esfriar a festa dos amigos noivos - Getty Images
Cuidado para não esfriar a festa dos amigos noivos Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

29/01/2017 04h03

Ser um convidado bacana, que não paga mico ou rouba a cena do casamento vai além de evitar o branco, no caso das mulheres, ou fazer comentários desagradáveis, no caso dos homens. Beber demais e acabar sendo inconveniente talvez seja um dos grandes problemas desse tipo de celebração. O UOL conversou noivas e assessoras de casamentos para saber o que você deve fazer para ser o convidado dos sonhos.

1) Respeite o convite
A lista de convidados é sempre uma questão muito importante para o casal. Portanto é indelicado pedir para levar pessoas que não foram convidadas ou chegar com um acompanhante a mais no dia da festa. “Levar convidado extra pode gerar problemas até na hora de sentar à mesa. Pois geralmente as pessoas querem ficar juntas e, se o convidado leva alguém que não estava previsto, pode não haver lugar na mesa prevista para ele”, diz Mano Andrade, noiva e doceira.

2) Confirma presença ou ausência
Confirmar (ou não) sua presença na festa é fundamental já que é um evento extremamente planejado, que depende dessa resposta para oferecer o melhor para todos e não acabar gerando custos extras e surpresas desagradáveis para os noivos.

3) Não demore a dar o presente
Na semana do casamento temos muitas coisas para resolver, e os presentes que chegam em cima da hora acabaram sendo abertos só depois da volta da lua-de-mel”, conta a noiva Mano Andrade. Não importa se o presente vai ser dinheiro ou objeto, basta lembrar que é opcional e, no caso de dá-los, seguir a lista para não constranger o casal e enviar o presente pelo menos uma semana antes da festa.

4) Não leve as lembrancinhas
Levar itens da decoração como arranjos de flor ou porta-guardanapo gera prejuízo para os noivos. “Geralmente essas peças são alugadas para serem usadas durante o evento. A perda desses objetos pode deixar a conta dos noivos mais cara”, afirma a assessora de casamentos Paloma Horta, da Rockstage Produções.

5) Não pegue as garrafas
Não importa o quanto esteja alegre, nunca pegue garrafas do bar. “Ao final de cada evento, o assessor confere as garrafas cheias e vazias para fazer um relatório de consumo”, explica a cerimonialista da Rockstage Produções Paloma Horta. Além de atrapalhar a organização, andar com uma garrafa de bebida pelo salão pode causar um acidente.

6) Cuidado com o copo
Ao circular pela festa cuidado para não derramar bebidas nas pessoas. O casamento é um grande evento para noivos e convidados, todos se prepararam muito para esse dia e capricham na hora de se arrumar. É muito chato ter a roupa manchada por falta de atenção de alguém que derruba a bebida.

7) Momento certo para o parabéns
Após a cerimônia, geralmente os noivos precisam fazer fotos com os padrinhos, se alimentar e até retocar a maquiagem. Depois de seguir esses protocolos e descansar um pouco, os donos da festa vão estar mais calmos e preparados para receber seu abraço.

8) Não reclame
“Por mais que algo não te agrade no evento, como o estilo musical ou a bebida que você gosta não estar inclusa no pacote contratado, é indelicado sair reclamando ou pedir para os noivos mudarem as coisas. O casal prepara tudo com muito carinho e qualquer reclamação sobre o evento pode deixá-los incomodados e até estragar a festa”, alerta Paloma Horta, sócia da Rockstage Produções.

9) Se beber...
A lista dos noivos é repleta de pessoas muito queridas e eles não querem que nada de ruim aconteça aos convidados durante ou depois da festa. Portanto evite ir ao casamento dirigindo caso vá beber. Para quem foi de carro e extrapolou, a dica é pedir para um amigo próximo dar uma carona ou acompanhá-lo até um táxi.

10) Evite conflitos
O mais importante na festa é celebrar! Por isso, segundo a assessora da Rockstage Produções Paloma Horta, evitar assuntos calorosos e discussões é fundamental para ser um convidado legal e se divertir junto com os noivos.