Casamento

Chamar quem está fora, levar lembrancinha...10 deselegâncias em casamentos

Getty Images
Cuidado para não esfriar a festa dos amigos noivos Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

29/01/2017 04h03

Ser um convidado bacana, que não paga mico ou rouba a cena do casamento vai além de evitar o branco, no caso das mulheres, ou fazer comentários desagradáveis, no caso dos homens. Beber demais e acabar sendo inconveniente talvez seja um dos grandes problemas desse tipo de celebração. O UOL conversou noivas e assessoras de casamentos para saber o que você deve fazer para ser o convidado dos sonhos.

1) Respeite o convite
A lista de convidados é sempre uma questão muito importante para o casal. Portanto é indelicado pedir para levar pessoas que não foram convidadas ou chegar com um acompanhante a mais no dia da festa. “Levar convidado extra pode gerar problemas até na hora de sentar à mesa. Pois geralmente as pessoas querem ficar juntas e, se o convidado leva alguém que não estava previsto, pode não haver lugar na mesa prevista para ele”, diz Mano Andrade, noiva e doceira.

2) Confirma presença ou ausência
Confirmar (ou não) sua presença na festa é fundamental já que é um evento extremamente planejado, que depende dessa resposta para oferecer o melhor para todos e não acabar gerando custos extras e surpresas desagradáveis para os noivos.

3) Não demore a dar o presente
Na semana do casamento temos muitas coisas para resolver, e os presentes que chegam em cima da hora acabaram sendo abertos só depois da volta da lua-de-mel”, conta a noiva Mano Andrade. Não importa se o presente vai ser dinheiro ou objeto, basta lembrar que é opcional e, no caso de dá-los, seguir a lista para não constranger o casal e enviar o presente pelo menos uma semana antes da festa.

4) Não leve as lembrancinhas
Levar itens da decoração como arranjos de flor ou porta-guardanapo gera prejuízo para os noivos. “Geralmente essas peças são alugadas para serem usadas durante o evento. A perda desses objetos pode deixar a conta dos noivos mais cara”, afirma a assessora de casamentos Paloma Horta, da Rockstage Produções.

5) Não pegue as garrafas
Não importa o quanto esteja alegre, nunca pegue garrafas do bar. “Ao final de cada evento, o assessor confere as garrafas cheias e vazias para fazer um relatório de consumo”, explica a cerimonialista da Rockstage Produções Paloma Horta. Além de atrapalhar a organização, andar com uma garrafa de bebida pelo salão pode causar um acidente.

6) Cuidado com o copo
Ao circular pela festa cuidado para não derramar bebidas nas pessoas. O casamento é um grande evento para noivos e convidados, todos se prepararam muito para esse dia e capricham na hora de se arrumar. É muito chato ter a roupa manchada por falta de atenção de alguém que derruba a bebida.

7) Momento certo para o parabéns
Após a cerimônia, geralmente os noivos precisam fazer fotos com os padrinhos, se alimentar e até retocar a maquiagem. Depois de seguir esses protocolos e descansar um pouco, os donos da festa vão estar mais calmos e preparados para receber seu abraço.

8) Não reclame
“Por mais que algo não te agrade no evento, como o estilo musical ou a bebida que você gosta não estar inclusa no pacote contratado, é indelicado sair reclamando ou pedir para os noivos mudarem as coisas. O casal prepara tudo com muito carinho e qualquer reclamação sobre o evento pode deixá-los incomodados e até estragar a festa”, alerta Paloma Horta, sócia da Rockstage Produções.

9) Se beber...
A lista dos noivos é repleta de pessoas muito queridas e eles não querem que nada de ruim aconteça aos convidados durante ou depois da festa. Portanto evite ir ao casamento dirigindo caso vá beber. Para quem foi de carro e extrapolou, a dica é pedir para um amigo próximo dar uma carona ou acompanhá-lo até um táxi.

10) Evite conflitos
O mais importante na festa é celebrar! Por isso, segundo a assessora da Rockstage Produções Paloma Horta, evitar assuntos calorosos e discussões é fundamental para ser um convidado legal e se divertir junto com os noivos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo