Topo

Vai casar e está sofrendo para montar lista de convidados? Veja essas dicas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Eligia Aquino Cesar

Colaboração para o UOL

16/04/2017 04h00

Se você já casou ou ajudou nos preparativos do enlace de alguém próximo sabe que um dos momentos mais difíceis é escolher quem serão os convidados. Você pode até imaginar quem deseja ter a seu lado, mas a questão é muito mais complexa que isso, envolve não só critérios de afinidade, mas também financeiros e sociais. Afinal, quem, em uma situação como essa, não se perguntou se valia mais a pena convidar o companheiro de pelada ou aquela amiga com a qual ir ao cinema é sempre divertido em vez do chefe?

Com organização e paciência, seu grande dia tem tudo para ser mais do que especial. Para te ajudar a encarar esse momento sem drama, o UOL Estilo conversou com os especialistas Priscila Villar e Carlos Damas e preparou as dicas a seguir:

Divida os convidados por grupos

O primeiro passo é colocar no papel os nomes de todos --todos mesmo-- que deseja convidar, dividindo-os em grupos, segundo orientação de Priscila Villar, que mantém com a sócia Juliana Berti a assessoria de casamentos Divina Wedding.

Família e amigos próximos vêm primeiro

“Na primeira turma devem ser colocadas as famílias dos noivos, tanto pais e irmãos quanto tios e primos próximos. Já no segundo grupo estarão amigos que o casal quer muito que estejam no casamento, aqueles com os quais certamente manterão contato daqui a um ou dois anos, quando acontecerá a cerimônia. Padrinhos fazem parte de um grupo especial e, portanto, separados de tudo, mas que também deve ser contabilizado”, explica Priscila.

Colegas, parentes e incertezas podem ser cortados

Por último, liste colegas de trabalho, parentes distantes e, também, pessoas que você não tem certeza se estarão contigo no futuro --como aquele amigo do curso de inglês--, mas que devem ser mantidas na conta. São os “eventuais”. Calculou e percebeu que precisará cortar alguns nomes? É aqui que você fará isso.

Chamar ou não os chefes?

Deixar os chefes diretos de fora é uma decisão do casal. Não existe regra. Porém, deve haver sensibilidade para perceber se isso prejudicará os noivos profissionalmente de alguma maneira. Vale a pena arriscar? Só você pode responder a essa questão. Bom senso é essencial.

É indelicado excluir namorados?

Seu primo tem uma namorada que você mal conhece? Não é deselegante deixá-la de fora da lista. Contudo, nada impede que sua tia ligue e pergunte se ele pode levá-la. O mesmo vale para aquele amigo da família que seus pais amam e você nem lembra direito quem é. Em casos assim, o ideal é ser sincero e dizer que vai avaliar a possibilidade com a lista em mãos.

Lembre-se: haverá ausências

O cerimonialista Carlos Damas afirma que é fundamental ter em mente que entre 15% e 20% dos nomes de sua lista não poderão comparecer ao casamento, por terem outros compromissos ou até mesmo por imprevistos. A essa taxa de ausências os profissionais da área dão o nome de “quebra”.

Se o casamento for em um feriado...

Cerimônias que acontecem em feriados ou emendas costumam ter um “quebra” maior, ou seja, ainda mais ausentes. “É legal preparar um Save the Date (lembrete da data do evento enviado antes da entrega dos convites) para ter uma ideia de quem poderá comparecer. Em caso de desistência, o casal poderá chamar alguém que esteja na lista dos ‘eventuais’”, ensina Carlos Damas.