Topo

Ela já planejou o casamento inteiro. Só falta o noivo

Sofia* sonha com o casamento desde criança e há sete anos guarda dinheiro para fazer do seu sonho uma realidade - Getty Images
Sofia* sonha com o casamento desde criança e há sete anos guarda dinheiro para fazer do seu sonho uma realidade
Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

28/08/2017 04h00

Sofia* tem 28 anos e “desde sempre” é apaixonada por casamentos. Sem noivo ou namorado, o fascínio por tudo que envolve a ocasião a fez planejar todos os detalhes para quando o seu grande dia chegar.

Nascida no interior de São Paulo, a jornalista contou ao UOL que, quando era criança e algum casamento acontecia na Igreja Matriz da cidade, parava para esperar a noiva sair. “É uma coisa mágica a forma como as pessoas se conectam nesse dia, e o amor fica mais forte do que qualquer coisa. É lindo!”

Quando morou na capital paulista para fazer faculdade, além do estágio na área, trabalhava em assessorias de casamento nos finais de semana por “puro prazer”. “Como repórter, cobri feiras do ramo. Gosto de ver e pesquisar sobre o assunto, compro revistas do segmento e sigo muitos fornecedores nas redes sociais.”

Há sete anos, Sofia guarda dinheiro para fazer do seu sonho uma realidade. Como os pais não compartilham do encantamento, ela diz que precisa estar preparada para não contar com qualquer ajuda financeira.

“Minha mãe, por exemplo, não se importa com isso, acha que é um dinheiro mal gasto. Ela diz que você investe tanto e depois as pessoas ainda saem reclamando. Mas, para mim, será uma realização.”

Há tanto tempo com a ideia em mente, ela já flexibilizou e até mudou alguns pontos de vista, como, por exemplo, uma idade certa para casar. “Quando eu era mais nova, falava que até os 27 eu me casaria. Já revi isso, mas não desisto, jamais.”

Arquivos de casamento - Aquivo pessoal - Aquivo pessoal
As referências favoritas de Sofia estão guardadas em uma pasta nas redes sociais
Imagem: Aquivo pessoal

Outra coisa que mudou foi o local de cerimônia. Sofia não é católica, mas cogitou casar-se na igreja. “Nos seis anos que morei em São Paulo, coloquei na minha cabeça que seria na Nossa Senhora do Brasil. Por saber da fila de espera de dois anos –e não ter noivo--, eu brincava que levaria o RG de alguém só para poder segurar a data.”

Sobre encontrar um parceiro que embarque no sonho, ela diz que a pessoa terá de ter ciência de que a festa acontecerá. “Quero tudo o que eu tenho direito. Vou salvando referências, elencando os favoritos e hoje sei quais seriam minhas prioridades.”

A expectativa com o pedido

“Como não tenho nem namorado, a minha expectativa começa no pedido. Espero algo romântico e ficarei muito chateada se for uma situação que não julgo ideal. Não acho legal em lugares públicos, quero algo mais intimista. Sonho com isso. Decidi que gostaria de fazer festa de noivado, mas algo mais simples, só para a família. E ensaios de fotos pré-casamento em todos os lugares que eu puder.”

Nada de igreja

“Quero casar em setembro. E decidi (sem noivo, né? Mas já decidi) que não será na igreja. Tenho duas opções de lugares da minha cidade que comportam cerimônia e festa. Para o caminho até altar, quero o chão espelhado e flores brancas e verdes na decoração. Acho fofo dar lencinhos para as pessoas enxugarem as lágrimas. Eu chorei em vários, não tinha e acho que pode ajudar.”

Amor exposto até a última gota

“Como trabalhei em assessorias de casamento, sei que não vale a pena gastar com convite, por exemplo. Por isso quero algo tradicional, bonito, mas simples, porque depois as pessoas jogam fora. E sabe aquela coisa bem romântica (e cafona) de os noivos escreverem os próprios votos? Também vai ter.”

A própria roupa o noivo pode escolher, mas...

“Meu vestido vai ser com a modelagem com decote princesa, ombro a ombro. Decidi que vou fazer primeiro aluguel, porque não quero que ninguém tenha usado antes. Sobre o noivo, vou deixá-lo à vontade com a roupa, mas falar o que não gosto, como terno branco.”

Casamento Laís - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

O casamento tem que ser lembrado

“Adoro tradição, então teremos bem-casado como uma das lembrancinhas. Mas como tenho muita expectativa sobre meu casamento, quero que as pessoas se lembrem dele depois. Por isso quero uma lembrança que os convidados possam guardar. Tenho diversas opções em mente, como cabine ou totem que revelam a foto na hora e chinelo para as mulheres.”

Nada será simples

“Adoro tulipas e quero que o buquê seja feito com elas. São flores que duram pouco, então pretendo fazer um mix com outros tipos. E o momento de jogar o buquê será algo divertido, com aquela brincadeira que a noiva amarra várias fitas coloridas, vai cortando uma a uma e fica com o buquê a que sobrar.”

"Dia da noiva" com farra

“Quando o noivo existir, vou sugerir no máximo quatro casais de cada lado. Particularmente acho bonito quando as madrinhas estão com o vestido no mesmo tom de cor. Mas passei por isso em um casamento e foi uma chateação procurar a roupa pela paleta de cores determinada. Por isso pretendo deixá-las à vontade. Mas vou fazer o dia da noiva com todas.”

Viagem inédita para a lua de mel

"Já pensei em várias coisas. Se eu fosse rica, iria para as Ilhas Maldivas, que é para onde tenho vontade de ir. Mas como nunca viajei muito para fora do país, qualquer lugar me deixaria contente. Talvez Paris, porque nunca fui e dizem que é uma cidade romântica para curtir a dois. Gostaria que fosse uma viagem internacional e inédita para nós dois."