Topo

Mulher se casa com Porto Rico para ajudar a salvar ilha de desastre natural

O casamento de Mariposa Fernandez com Porto Rico - Reprodução/Youtube
O casamento de Mariposa Fernandez com Porto Rico Imagem: Reprodução/Youtube

do UOL, em São Paulo

22/11/2017 09h53

A noção de casamento envolve união e um voto de compromisso para a vida inteira; e, por isso, há casos de mulheres que decidiram, recentemente, se casar consigo mesmas em uma espécie de gesto simbólico para reforçar a autoestima.

Mas a artista Mariposa Fernandez levou a ideia a outro nível: ela decidiu se casar com uma ilha inteira. No caso, Porto Rico, sua terra natal. 

Veja também

A proposta de Mariposa ao realizar a celebração é ajudar a salvar vidas que estão em risco depois que o país foi atingido pelos furacões Maria e Irma. E, se a festa foi uma performance, outros detalhes do casamento foram bem mais palpáveis — e próximos do tradicional: Ela registrou, por exemplo, sua lista de presentes na Amazon, onde pede a colaboração de seus "convidados" — usuários da internet mundo afora — para comprar água, sementes, frutas, fraldas, ventiladores e mais.

Todos estes itens de necessidade básicos estão em falta em Porto Rico no momento. No site, Mariposa descreve entidades que podem ser contatadas para enviar ajuda humanitária a Porto Rico, se queixa da negligência do governo americano (que é responsável pelo território) para atender a população em situação de fome e sem saneamento básico, além de explicar sua motivação.

Mariposa Fernandez corta o bolo de sua celebração - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Mariposa Fernandez corta o bolo de sua celebração
Imagem: Reprodução/Youtube

"Estou apaixonada! Estou apaixonada por Porto Rico, minha terra natal, o lugar de origem da minha família e da minha rica herança cultural. Lar. Estou apaixonada pelo meu povo na ilha e aqui na diáspora, no Bronx [em Nova York, onde ela mora], e nas Ilhas Virgens, onde nasci e muitos porto-riquenhos vivem. Estou me comprometendo para o resto da vida, compromisso este que fiz há muito tempo, mas que agora faço em público. Depois que os furacões Irma e Maria destruíram lares, plantações e vidas, resultando na completa destruição de fontes de energia, infraestrutura e sistemas de tratamento de água, instalou-se uma crise de saúde pública que só cresce", escreveu. 

"Nosso compromisso com a nossa terra precisa ser vitalício, então peço aos meus convidados que, junto comigo, prometam amar, honrar e cuidar de Porto Rico, da mãe Terra e da humanidade, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza e que lutem para que Porto Rico seja livre".

O casamento de Mariposa aconteceu no início de novembro, em Nova York, onde ela já havia realizado seu primeiro casamento, em 2001. Ela disse "sim" a si mesma, em "uma expressão de amor próprio", contou.