Casamento

Mulher se casa com Porto Rico para ajudar a salvar ilha de desastre natural

Reprodução/Youtube
O casamento de Mariposa Fernandez com Porto Rico Imagem: Reprodução/Youtube

do UOL, em São Paulo

22/11/2017 09h53

A noção de casamento envolve união e um voto de compromisso para a vida inteira; e, por isso, há casos de mulheres que decidiram, recentemente, se casar consigo mesmas em uma espécie de gesto simbólico para reforçar a autoestima.

Mas a artista Mariposa Fernandez levou a ideia a outro nível: ela decidiu se casar com uma ilha inteira. No caso, Porto Rico, sua terra natal. 

Veja também

A proposta de Mariposa ao realizar a celebração é ajudar a salvar vidas que estão em risco depois que o país foi atingido pelos furacões Maria e Irma. E, se a festa foi uma performance, outros detalhes do casamento foram bem mais palpáveis — e próximos do tradicional: Ela registrou, por exemplo, sua lista de presentes na Amazon, onde pede a colaboração de seus "convidados" — usuários da internet mundo afora — para comprar água, sementes, frutas, fraldas, ventiladores e mais.

Todos estes itens de necessidade básicos estão em falta em Porto Rico no momento. No site, Mariposa descreve entidades que podem ser contatadas para enviar ajuda humanitária a Porto Rico, se queixa da negligência do governo americano (que é responsável pelo território) para atender a população em situação de fome e sem saneamento básico, além de explicar sua motivação.

Reprodução/Youtube
Mariposa Fernandez corta o bolo de sua celebração Imagem: Reprodução/Youtube

"Estou apaixonada! Estou apaixonada por Porto Rico, minha terra natal, o lugar de origem da minha família e da minha rica herança cultural. Lar. Estou apaixonada pelo meu povo na ilha e aqui na diáspora, no Bronx [em Nova York, onde ela mora], e nas Ilhas Virgens, onde nasci e muitos porto-riquenhos vivem. Estou me comprometendo para o resto da vida, compromisso este que fiz há muito tempo, mas que agora faço em público. Depois que os furacões Irma e Maria destruíram lares, plantações e vidas, resultando na completa destruição de fontes de energia, infraestrutura e sistemas de tratamento de água, instalou-se uma crise de saúde pública que só cresce", escreveu. 

"Nosso compromisso com a nossa terra precisa ser vitalício, então peço aos meus convidados que, junto comigo, prometam amar, honrar e cuidar de Porto Rico, da mãe Terra e da humanidade, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza e que lutem para que Porto Rico seja livre".

O casamento de Mariposa aconteceu no início de novembro, em Nova York, onde ela já havia realizado seu primeiro casamento, em 2001. Ela disse "sim" a si mesma, em "uma expressão de amor próprio", contou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

EFE
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Casamento
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
do UOL
Topo