Casamento

Bodas de prata: 10 dicas para organizar uma festa gastando pouco

Getty Images
Bodas de Prata com economia; saiba mais Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

05/12/2017 04h00

Completar 25 anos de casamento pede uma festona. Mesmo se vocês não enriqueceram neste um quarto de século e a conta bancária anda sempre na corda bamba, não é preciso desistir da ideia. Há várias maneiras de organizar uma animada comemoração de Bodas de Prata sem se afundar em dívidas.

Veja dicas para reduzir os gastos ao máximo:

Veja também

Convide só pessoas próximas

Ao montar a lista de convidados, convide apenas as pessoas próximas, importantes para o casal e que fizeram diferença nos 25 anos de história a dois. Além disso, celebração intimista está em alta e vocês podem tirar proveito do modismo. Outra coisa: dependendo do relacionamento familiar, vocês nem são obrigados a convidar parentes não tão chegados -- filhos dos primos, por exemplo. 

Reserve tudo com antecedência

Há quem prefira uma celebração inicial na igreja. Mas se o casal não fizer questão, pode optar por uma cerimônia no mesmo local da festa, o que reduz gastos de aluguel e decoração. Nos dois casos, porém, uma regra é certa: reserve os lugares com bastante antecedência, de pelo menos um ano. Assim, haverá mais opções disponíveis, preços melhores e a possibilidade de pagar o aluguel antes da festa.

Almoço, jantar ou churrasco organizado pela família são boas opções

A comemoração, aliás, não precisa ser de arromba. Tudo bem o casal optar por um encontro no salão de festas do prédio, almoço ou jantar organizado pela família ou até um churrasco. Opte pelo serviço americano. Assim, cada um se serve e não é preciso contratar pessoas para atender os convidados. Para quem prefere uma celebração mais tradicional, com igreja e festa separadas, aposte em coquetel com opções de finger food em vez de refeição completa. Sai mais barato e é bem mais prático. 
 

Não gaste com convites impressos 

O convite não precisa ser cheio de pompa e circunstância. Em tempos de economia, vale ser feito pessoalmente, pelo telefone ou por meio de aplicativos. Se não abre mão dele, uma alternativa é investir em algo manuscrito, sinônimo de capricho e personalização -- e gasto zero com gráfica. Escolha o papel couché, que é mais barato e atende superbem.
 

Prefira flores de época

Para a decoração, as cores branco e prata são as mais utilizadas nas Bodas de Prata. Ao lado delas, flores são sempre bem-vindas e, dependendo da época do ano, podem sair com custo ótimo. De janeiro à primeira quinzena de abril, por exemplo, há boa variedade e os custos costumam ser 30% abaixo do normal. Perto do Dia das Mães, porém, os preços dobram. Se possível, descarte também a comemoração de setembro a dezembro, época com muitos casamentos e, por isso, comércio de flores inflacionado. Sempre compre opções da época ou disponíveis o ano todo -- rosas, lírios, orquídeas, margaridas e mosquitinho são algumas delas.
 

Decore com fotos

Traga para o ambiente lembranças boas do casal. Uma sugestão é resgatar fotos tiradas durante os 25 anos -- o primeiro Natal, o nascimento dos filhos, uma viagem inesquecível etc. Depois é só montar um painel com as fotografias, decorado com fitas de cetim brancas e prateadas.

Deixe bebidas mais caras apenas para a hora do brinde

Comemoração pede brindes, independente do tamanho da festa. Se a ideia é não gastar muito, opte por bebidas com valores mais acessíveis, como água, refrigerante, sucos e cervejas -- e vinho ou champanhe para a hora especial. Alternativa diferente é montar um bar de caipirinhas, sempre bastante requisitado, com custo não tão elevado. Se fizer questão de destilados, procure por casas especializadas que aceitem contratos em consignação -- ou seja, o que não for consumido é devolvido para a empresa.

Nada de exagero: encomende a quantidade certa de doces por pessoa 

Bolo e docinhos não podem faltar. O segredo é não exagerar e encomendar só o necessário. Calcule uma média de 100 gramas de bolo por pessoa. Se a festa for mais informal e houver outros tipos de sobremesa, a quantidade cai para 80 ou mesmo 60 gramas por pessoa. Para docinhos, contabilize 3 unidades por convidado. Se forem a única alternativa de sobremesa, considere 6 unidades para cada um presente.
 

Contrate um DJ ou chame amigos para tocar

Para animar a festa, o mais em conta é sempre contratar um DJ. Alguém na família ou amigos toca em uma banda? Bem conversado, pode sair de graça ou com preço bastante reduzido.

Invista em lembrancinhas baratas e criativas ao mesmo tempo

Quem entregar um pequeno mimo para as pessoas que compareceram à comemoração? Opte por lembrancinhas que contenham uma foto do casal no dia do casamento, 25 anos atrás, e uma atual, ou um mosaico com várias imagens. Um ímã feito de azulejo, com mensagem positiva e uma foto do casal, também é opção em conta e que costuma agradar bastante.

 

Fontes: Betta Lima, especialista em organização de eventos e proprietária da Betta Lima Eventos; Cris Goulart, empresária do Altas Ideias; Ingrid Andrade, cerimonialista da empresa Meana Events; Júnior Donatto, cerimonialista da Júnior Donatto Assessoria e Eventos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Casamento
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Casamento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo