Relacionamento

7 sinais de que o seu relacionamento vai para frente (ou não)

iStock
Imagem: iStock

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

04/02/2017 04h15

Vocês se dão bem e tudo leva a crer que o relacionamento vai longa. Alguns sinais, no entanto, ajudam a descobrir se vale mesmo a pena apostar nesse romance ou se é melhor apenas curtir o momento. Veja, a seguir, 7 indícios importantes apontados por especialistas consultados pela reportagem:

  • Você já superou a fase da idealização

    Todo começo de namoro é marcado pelo período de idealização do par que, sob as lentes cor-de-rosa de um olhar apaixonado, é pura perfeição. "Nesse processo de idealização da pessoa amada vemos nela o que desejamos. É como se um 'véu' nos impedisse de enxergar a realidade. Assim, acabamos buscando algo que nos confirme que aquela é a pessoa que irá nos completar", explica a psicóloga Adelsa Cunha, organizadora do livro "Por Todas as Formas de Amor" (Ed. Ágora). Quando a fase de idealização termina e o namoro entra em um estado, digamos, "normal", pode haver um choque de realidade ao tomar conhecimento dos defeitos do parceiro. O que é ótimo, pois enfrentá-lo representa amadurecer. Quando você se dá conta de que a pessoa tem qualidades que você procura e defeitos que pode suportar, tem uma noção clara de que a relação vai valer a pena.

  • O par dá sempre um jeito de ver você

    Para Adelsa, quando alguém quer conquistar uma pessoa, age! Quer ver, estar sempre perto e, quando não pode, se faz presente, ainda mais em tempos de recursos como WhatsApp, FaceTime, Skype e por aí afora. "Se ele ou ela diz que te adora, que vocês irão ser felizes, que não para de pensar em você, mas nunca combina um encontro, tem compromisso todo fim de semana ou some sem dar maiores explicações, a chance de se decepcionar é enorme", fala a psicóloga. "Fuja de quem não tem tempo de incluir você na vida e que só sabe alimentar a sensação de que está andando na corda bamba", sugere ela.

  • A pessoa é muito ciumenta?

    O alvo de sua paixão volta e meia quer saber quem tanto manda mensagens para você no WhatsApp ou reclama que alguém está olhando em sua direção com segundas intenções? Ou, pior, questiona por que você não sai do celular nem para de olhar para os lados? Sinal vermelho. Para a psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo (SP), um indício claro de que a relação não vai ser saudável é o fato de o par ser muito ciumento, controlador ou desconfiado. "Coisas fundamentais para um bom relacionamento faltam nessa pessoa, como bom senso, equilíbrio e humor. Sem esses ingredientes, não há casal que consiga viver em harmonia." Ela ainda recomenda ficar com o pé atrás com gente do tipo que briga por qualquer coisa, age de maneira impulsiva no trânsito ou maltrata o garçom no restaurante.

  • Vocês têm a mesma opinião sobre traição

    De acordo com o terapeuta de casal e família Elídio Almeida, de Salvador (BA), volta e meia a confiança entre um casal é testada porque o par não tem um acordo claro entre eles sobre o que é considerado ou não traição. "Para uma relação avançar de forma sadia, é preciso que os dois possuam o mesmo entendimento a respeito do assunto. Para alguns casais, traição é achar outro homem ou outra mulher interessante. Para outros envolve beijo na boca, enquanto há aqueles que só consideram a relação sexual e por aí vai", exemplifica. Saber o que ambos pensam de verdade pode poupar muitos conflitos e decepções no futuro.

  • A vontade dos dois lados importa

    Você age como um ombro amigos, mas nunca consegue desabafar sobre seus problemas? Comenta que não gostou de determinada atitude e é ignorado? É sempre o par quem escolhe o restaurante, o filme, o programa, a posição sexual, etc.? Então, a relação se baseia apenas nos interesses e necessidades do outro. Numa relação, os cuidados e desejos devem ser recíprocos e as escolhas e concessões, democráticas. "O amor deve ser uma parceria. Ninguém pode sair perdendo", conta Carmen.

  • O papo tem química

    Mais do que o sexo, é a conversa entre vocês que precisa ter afinidade. "A química da atração física sem dúvida é ótima, mas a do bate-papo é fundamental. Você se sente muito à vontade com a pessoa, como se já se conhecessem há muito tempo, adoram conversar e nunca falta assunto? Esse sentimento é de suma importância, pois traz uma tranquilidade salutar", afirma a psicóloga Lígia Baruch Figueiredo, autora de "Tinderellas: O Amor na Era Digital" (Ed. Ema Livros).

  • Propósitos e ideais semelhantes

    Perceba, claramente, qual é o propósito do outro e o seu. São compatíveis? "É importante alinhar o que se busca com as expectativas alheias, para não ficar andando em paralelas que nunca chegam ao lugar que você deseja", comenta Adelsa Cunha.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
UOL Estilo
Comportamento
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo