Comportamento

9 atitudes simples para não ser machista no relacionamento

Getty Images
Imagem: Getty Images

Helena Bertho

do UOL

18/09/2017 04h00

As mulheres estão lutando por mais igualdade nas ruas, no trabalho e na política. Dentro de casa, claro, isso também precisa acontecer. Só que o machismo pode estar presente em pequenas coisas que os homens fazem no relacionamento sem nem prestar atenção. Conversamos com algumas mulheres para saber quais atitudes cotidianas deles poderiam ser diferentes. Aproveitem, rapazes!

  • Não é para ajudar em casa e, sim, dividir

    Dizer que ajuda a esposa nas tarefas domésticas ou nos cuidados dos filhos pode parecer algo legal, mas na verdade não é. É que ajudar pressupõe que a outra pessoa é responsável pelas tarefas e o certo é que elas sejam divididas.

  • Não espere ela pedir, tenha atitude

    Sabe a louça que está na pia? Ou o cesto cheio de roupas sujas? Qualquer um pode tomar a atitude de lidar com esses problemas. Mas as mulheres reclamam que seus parceiros têm o hábito de esperar que elas peçam para fazer os trabalhos domésticos. Além de fazer com que pareçam chatas, sempre dando ordens. Isso cansa!

  • Jamais imite ou faça uma vozinha quando ela falar

    Não concorda com o que sua companheira disse? Discorde com argumentos. Não precisa diminuí-la fazendo uma imitação infantil da sua voz. Isso não é apenas irritante: faz parecer que ela é boba ou que o que diz é irrelevante.

  • Deixe ela falar, não interrompa

    Elas todas concordam nesse ponto: homens têm mania de interromper as falas das mulheres. É uma enorme falta de educação e também um sinal de desrespeito. Quando ele interrompe, parece que já pressupõe que ela dirá algo irrelevante que não vale a pena ouvir.

  • Nada de dizer que ela está louca!

    Nem de TPM. Isso é mais uma maneira de tirar o valor do que a mulher está falando. Nesse caso, vale também a regra simples: se discorda, argumente, não diminua sua parceira.

  • É ela quem escolhe que roupa usar

    O decote da sua companheira não é muito grande e ela não está "parecendo uma vadia" com esse batom. Por mais que a escolha de estilo dela te incomode, é ela quem decide como se vestir. Quando um homem controla a roupa da mulher, ele está agindo como se fosse dono do corpo dela. Mas a única dona do corpo da mulher é ela mesma.

  • Não peça para ela se afastar de alguém

    Se você não gosta de uma amiga ou amigo da sua companheira, essa é uma questão sua. É ela quem deve decidir as amizades que importam. Não peça para ela se afastar e também não fique criticando as pessoas de quem ela gosta! E lembre-se: ciúmes é um sinal da sua insegurança e não da infidelidade dela.

  • Não exija sexo

    Às vezes ela não quer transar e tudo bem. Respeite o desejo da mulher que você ama. Não é não, e desrespeitar isso é estupro. Além disso, muitas mulheres acabam fazendo sexo sem vontade por causa da pressão do parceiro. Não faça isso.

  • Lembre-se de dar prazer a ela também

    Sexo bom é aquele em que as duas partes curtiram, né? O problema é que muitas mulheres sentem prazer de forma diferente da mostrada nos filmes pornôs. Então converse com sua parceira, entenda do que ela gosta e não se esqueça disso na hora H.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Ísis
Redação
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Topo