Relacionamento

Apagar fotos como Bonner? Não! 6 dicas de etiqueta pós-separação nas redes

Reprodução/Instagram
Bonner apagou todas as fotos que tinha com a ex-mulher, Fátima Bernardes Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

William Bonner virou notícia ao apagar todas as fotos que tinha publicado com Fátima Bernardes, sua ex-mulher, das redes sociais. Os dois anunciaram o fim do casamento de 26 anos em agosto de 2016. E, antes da separação, o jornalista costumava publicar fotos ao lado de Fátima e muitas selfies.

Para evitar essas gafes, Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta familiar e de casal, listou seis dicas de etiqueta pós-separação nas redes sociais:

  • Não apague todas as fotos

    O ato de apagar todas as fotos do "ex" nas redes sociais é muito agressivo, principalmente quando o casal é famoso, como Bonner e Fátima. "Você apagar uma imagem ou outra mais íntima, tudo bem. Mas todas é uma atitude muito agressiva. Todo mundo sabe que eles foram casados, que tem filhos juntos, não tem problema algum deixar as fotos lá. Eles tiveram uma história e todo mundo sabe", explica Marina. A terapeuta indica, no caso de quem realmente quer apagar as imagens, deixar, pelo menos, as que o "ex" aparece junto da família.

  • Não fuçe as redes sociais do "ex"

    Esse tipo de atitude só traz sofrimento para quem ainda nutre sentimentos pelo antigo amor, além de dificultar a hora de seguir em frente. "É muito chato isso, pois a pessoa precisa esquecer e continua vendo a vida particular do outro", fala Marina. A terapeuta indica tirar as postagens do "ex" do feed das redes sociais, pois, assim, as atualizações não ficam aparecendo. Caso isso não funcione, ela recomenda terminar a amizade com o ex, mas não sem antes ter uma conversa explicando o porquê tomará essa atitude. "Olha, to excluindo porque não quero ver o que você está fazendo, seus futuros relacionamentos e etc", indica.

  • Não fale mal do "ex" nas redes sociais

    Essa gafe já foi cometida por vários outros ex-casais famosos, como Zezé di Camargo e Zilu e Ximbinha e Joelma. "Tem que existir o respeito pelo outro, independente do término da relação e mesmo que não tenham filhos na jogada. Mas se há a presença dos filhos, então, aí que não dá para ficar falando mal do outro nas redes, expondo conteúdos particulares para qualquer um saber", explica.

  • Não comente nas redes sociais do "ex"

    Ao terminar uma relação, o ideal é que cada um vá seguir sua vida adiante para fazer o que bem entender. Sendo assim, Marina recomenda evitar comentários nas redes sociais do "ex". "Ao ficar comentando e se fazendo presente, você entra na privacidade do outro e isso não é legal nessa etapa da relação", diz.

  • Deixe o "check-in" de lado

    Marina recomenda sempre manter a privacidade depois do fim do relacionamento. "Por isso que não é legal ficar fazendo check-in nos lugares informando onde está e com quem está. O ideal é manter a privacidade, pois as pessoas ficam comentando. Quanto mais você expõe sua vida na rede social, mais gente fala. Quando um casal termina e, na semana seguinte, um dos envolvidos já está postando imagem bebendo e saindo com outras pessoas, parece que quer mostrar ao mundo que está tudo bem", afirma.

  • Dê um tempo antes de colocar fotos com um novo amor

    Bonner apareceu em uma foto nas redes sociais da perita judicial Tatiana Hartz, que foi apontada como novo affair do jornalista. Ainda que não exista um consenso de quando está "liberado" postar fotos com um novo amor, a terapeuta acha de bom tom não fazer nenhuma postagem logo de imediato. "O ideal é deixar as coisas esfriarem, passar um tempo, deixar os filhos assimilarem a situação antes de permitir que algo apareça nas redes sociais", indica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
UOL Estilo
Redação
Redação
EFE
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
Comportamento
Redação
Redação
UOL Estilo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Topo