Comportamento

Etiqueta da marmita: 6 dicas para a boa convivência na cozinha da firma

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

27/03/2017 13h52

Marmita é tudo de bom - exceto quando ela causa "conflitos" na cozinha comunitária da empresa. Afinal, quem nunca teve um coleguinha sem noção que deixou a copa uma bagunça ou esqueceu a própria comida dentro da geladeira e só foi lembrar depois de dias?

Para resolver de vez as questões relativas ao uso do espaço, consultamos Isabel Bonfim, professora do curso livre de Etiqueta Social do Senac Penha, em São Paulo. Confira o que vale e o que não vale na hora de trazer o almoço de casa - e como evitar confusões com os colegas por causa disso.

  • A cozinha não é (só) sua

    "É preciso sempre lembrar sempre que a copa é um espaço coletivo", diz Isabel. "Quando você utilizar o local, precisa limpar para os próximos. Lembre-se sempre de que o próximo pode ser você". Entre outras coisas, isso significa enxugar a pia após lavar pratos e potes, não deixar comida entupindo o ralo e recolher tudo o que é seu das mesas.

    Se o espaço for pequeno, tenha consciência e não fique enrolando nas mesas após almoçar: outras pessoas também querem comer, afinal.

  • Não monopolize a geladeira

    Se houver uma geladeira para acondicionar as marmitas, tenha em mente que o eletrodoméstico é só para isso. Ou seja - nada de fazer a feira ou as compras do supermercado e deixar os outros funcionários sem espaço para guardar sua comida. Por outro lado, quem vive "esquecendo" comida dentro da geladeira pode e deve ser advertido. "É importante criar regras para o uso da geladeira - o que não for consumido no dia deve ser levado embora ou descartado." Colocar etiquetas com os nomes dos donos nos potes também ajuda na 'administração' do espaço.

  • Cuidado com o micro-ondas

    Na hora de usar o micro-ondas para aquecer a sua refeição, bom senso é fundamental. "Lembre-se de proteger o alimento para que o conteúdo não espirre ou transborde. Se isso acontecer, lembre-se de limpar para os próximos", diz Isabel.

  • Lidando com odores fortes

    Um item que causa polêmica é justamente o odor forte de alguns pratos - ninguém esquece quando alguém esquenta marmita com peixe ou pimentão, por exemplo. Mas daí a censurar (ou mesmo proibir) o que vai na lancheira de cada um é pedir demais. "É preciso respeito. Você não sabe o que apessoa tem em casa para levar na marmita", explica a professora. Se você sabe que seu almoço tem um cheiro mais marcante, ventile bem a copa para amenizar os efeitos.

  • A comida dos outros... é dos outros!

    Parece óbvio, mas sempre é bom reforçar: surrupiar o lanche dos outros de dentro da geladeira (ou de cima da mesa de trabalho) não é legal. É preciso respeitar os limites. Pense: será que eu gostaria que alguém mexesse nas minhas coisas?", diz Isabel. "Se eu tenho uma caixa de chocolates na minha mesa, ela me pertence. Se eu compartilhar com você, é outra coisa - mas se está na minha mesa, não é de domínio público."

  • Mesa de trabalho não é lugar de almoçar

    Levar a marmita para comer na mesa ou bancada de trabalho não é educado, muito menos saudável. "É preciso separar os dois espaços, porque são atividades diferentes. Na hora de almoçar, é preciso um ambiente tranquilo - nada de ficar na frente do celular ou do computador", diz Izabel. "Até porque, muitas vezes dividimos a mesa ou bancada de trabalho com outras pessoas."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Blog do Fred Mattos
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
do UOL
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Opiniões Estilo
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
do UOL
Topo