Comportamento

O encontro se revelou uma furada? 6 estratégias para sair dele com classe

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 07h05

Não faltam sites especializados, redes sociais e aplicativos para celular que ajudam os solteiros a conhecerem alguém. Mas e quando, já ao vivo e em cores, não rola química? Com algumas estratégias, é possível pôr fim em um encontro ruim sem ser deselegante.

Antes de qualquer coisa, não exagere nas expectativas, um dos erros mais comuns ao marcar um encontro. O outro fica para a escolha do programa, que não deve ultrapassar o tempo de um café ou um drinque simples --algo em torno de 15 a 30 minutos. E lembre-se: quanto mais informal for, mais fácil será sair dele.

“As pessoas estão cada vez mais ansiosas e imediatistas. Você vê uma foto interessante, mal conversa e já marca algo. Não querer perder tempo diminui a chance de sucesso. É importante selecionar mais e aproveitar a facilidade do mundo virtual para formar uma opinião se vale a pena ou não se encontrar pessoalmente”, afirma Pamela Magalhães, psicóloga especialista no atendimento de casais.

A seguir, veja como lidar com encontros que precisam acabar.

Consultoria: Fabiano Rampazzo, jornalista e coautor do “Manual do Xavequeiro”; Pamela Magalhaes  e Alexander Voguer, psicólogo e coach de relacionamentos.

  • Pegue leve na sinceridade

    Ser sincero e dizer que não rolou química entre vocês pode dar brecha para a pessoa tentar consertar o que não está legal e acabar piorando a situação. Mas não vale também ser grosseiro. Uma saída é inventar uma desculpa inocente para abreviar o programa.

  • Apelo familiar

    Nada de ir ao banheiro e fugir pela porta dos fundos. Mesmo que não seja o amor da sua vida, lide com a situação com respeito. Dizer que recebeu uma mensagem/ligação de pai, mãe e irmãos sempre funciona. É mais convincente do que mencionar problemas de amigos e menos clichê do que inventar uma dor de cabeça. Segundo os especialistas, assuntos relacionados à família são mais íntimos, e você corre menos risco de ser questionado sobre o que está acontecendo.

  • Outro compromisso

    A estratégia pode ser usada ao marcar o encontro --"tenho de ir embora tal hora, porque, no mesmo dia, é o aniversário da minha tia avó"-- ou durante o programa, alegando que você esqueceu que tinha um compromisso. Se a companhia estiver agradável, adie o término ou saia deixando o próximo encontro já agendado.

  • Presença surpresa

    A estratégia é antiga, mas ainda funciona. Leve um amigo com você para o local --ou perto dele-- e, se o encontro estiver ruim, combine um sinal para que ele te ajude a sair da situação.

  • Celular aliado

    Caso você não queira nenhum terceiro envolvido no seu encontro amoroso, use a tecnologia a seu favor. Antes de ir para o local, deixe o telefone programado para despertar cerca de 20 minutos após o início. Se rolar química, é só desligar. Se o contrário acontecer, finja que alguém está ligando e precisando de você com urgência.

  • O dia seguinte

    Você usou uma das estratégias acima e, mesmo assim, a pessoa te procurou no dia seguinte? Não apele para saídas deselegantes como bloqueá-la nas redes sociais. Uma maneira eficiente de lidar com o insistente é ir esfriando a "relação". Em vez de responder imediatamente, demore e use mensagens curtas. "As pessoas precisam respeitar o que sentem. Não pode se sentir na obrigação de ficar ali ou repetir algo que não foi satisfatório. Porém, existem formas educadas de encerrar o contato, sem ferir a vaidade de ninguém. Afinal, um dia, a situação pode ser a inversa", afirma Pamela.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
do UOL
Redação
do UOL
Blog da Morango
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
do UOL
Blog do Fred Mattos
Comportamento
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
BBC
Redação
Beleza e maternidade
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Topo