Comportamento

Para Leo Vieira e mais famosos, assumir-se gay foi um tabefe na homofobia

Do UOL

10/01/2017 13h01

"Não estou 'saindo do armário', porque nunca estive dentro de um". Essa foi só uma das muitas frases de Leonardo Vieira que chamaram atenção em sua carta aberta sobre uma polêmica em que foi envolvido: o ator foi flagrado beijando um homem.

Assumidamente gay, o artista foi mais uma celebridade a vir a público para contar sua história e usá-la como arma contra a homofobia. 

Relembre outros famosos famosos que surpreenderam o público, inverteram o jogo e usaram os ataques para lutar pela igualdade.

  • Imagem: Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram
    Imagem: Reprodução/Instagram

    Fernanda Gentil

    Não foi sem uma chuva de ataques e questionamentos que a jornalista assumiu, em 2016, o namoro com a também jornalista Priscila Montandon. Sem rodeios, ela disse que estava feliz e que o mundo não tinha acabado por causa da revelação.

  • Imagem: André Lobo/UOL
    André Lobo/UOL
    Imagem: André Lobo/UOL

    Marco Nanini

    O "armário" também não foi uma questão para o ator veterano. Em entrevista à revista "Bravo", em 2011, ele falou pela primeira vez sobre sua orientação sexual."'Moro em uma casa, com três cachorros. Às vezes, pintam umas namoradas, uns namorados. Namoradas, não. Namorados", afirmou.

  • Imagem: Leonardo Benassatto/FramePhoto/Estadão Conteúdo
    Leonardo Benassatto/FramePhoto/Estadão Conteúdo
    Imagem: Leonardo Benassatto/FramePhoto/Estadão Conteúdo

    Daniela Mercury

    A rainha do axé expôs sua alegria ao revelar para os fãs, em 2013, que havia se casado com uma mulher --a jornalista Malu Verçosa: "Malu agora é minha esposa". Desde então, a cantora não parou de lutar pela causa LGBT e, como embaixadora da Unicef, já declarou sua militância na ONU.

  • Imagem: Danny Moloshok/Reuters
    Danny Moloshok/Reuters
    Imagem: Danny Moloshok/Reuters

    Anderson Cooper

    Um dos âncoras de telejornal mais respeitados dos Estados Unidos e do mundo, o jornalista da CNN revelou a homossexualidade em 2012 e também tornou-se um símbolo da causa LGBT. Na ocasião, Cooper afirmou: "Sou gay, sempre fui e sempre serei, e não poderia estar mais feliz, confortável comigo mesmo e orgulhoso".

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Ellen Page

    Revelada pelo papel de "Juno" no cinema, a atriz é, hoje, um dos maiores símbolos da luta pela defesa dos homossexuais. Em 2016, ela entrevistou o deputado Jair Bolsonaro sobre homofobia, aqui no Brasil. O confronto, para sua série documental "Gaycation", teve repercussão internacional.

  • Imagem: EFE/Paul Buck
    EFE/Paul Buck
    Imagem: EFE/Paul Buck

    Ricky Martin

    O eterno Menudo pegou fãs de surpresa ao declarar, em 2010, que é gay. Após sete anos, o cantor já assumiu relacionamentos com homens e hoje é pai de gêmeos. "É preciso viver sem uma máscara. Foi muito trabalho espiritual para eu chegar e poder me libertar das pressões sociais. Hoje, posso dizer que ganhei uma batalha que foi dolorosa", disse o cantor.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Kristen Stewart

    De musa teen a atriz respeitada, foram alguns anos à sombra da série "Crepúsculo" e do relacionamento com o também ator Robert Pattinson. A revelação definitiva aconteceu em 2016, em entrevista à revista "Elle": "Esconder isso dá a entender que eu estou envergonhada, então tive de alterar a maneira como ajo perante o público. Isso abriu minha vida e sou muito mais feliz", disse.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Blog da Morango
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
do UOL
Blog do Fred Mattos
Comportamento
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
BBC
Redação
Beleza e maternidade
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Comportamento
do UOL
do UOL
Redação
Topo