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Precisando de foco? Siga estas técnicas para aumentar a produtividade

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Imagem: Getty Images

Do UOL

21/05/2017 04h00

Distração para minar o rendimento no escritório é o que não falta. Se não é o aviso de e-mail ou o telefone, é aquela "pesquisa rápida" na internet ou a olhadinha nas redes sociais, que acaba durando mais do que devia.

Para contornar a desorganização, algumas técnicas rápidas podem ajudar a manter o foco nas tarefas -- e evitar entregar o trabalho com atraso ou perder a hora para um compromisso. Com aplicativos, cronômetro ou mesmo papel e caneta (e alguma disciplina), dá para deixar, sim, a procrastinação de lado.

  • Produção cronometrada

    Para garantir concentração, há quem aposte na técnica Pomodoro. O método, criado por Francesco Cirillo nos anos 1980, consiste em dividir as tarefas do dia em blocos de tempo cronometrados. Faça uma lista do que precisa ser feito e acione um cronômetro -- pode ser o relógio ou o celular (Cirillo costuma usar 25 minutos) -- concentre-se na tarefa até que o alarme toque. Se alguma distração surgir, anote em algum canto e retome o foco. Entre as tarefas, faça uma pausa curta (de 3 a 5 minutos) e, após quatro itens cumpridos, faça uma pausa mais longa (de 15 a 30 minutos).

  • Põe na lista!

    Muitos métodos de organização se baseiam em um sistema de listas. Ao tirar da cabeça e colocar no papel tudo o que se tem para fazer, é possível organizar melhor o que é mais urgente e aquilo que pode ser feito com mais calma. O importante é encontrar um sistema que funcione para você -- anotando tudo em um caderno logo de manhã cedo ou antes de dormir (uma boa maneira para não perder o sono com preocupações que não podem ser resolvidas na hora) ou, ainda, montando uma lista com lembretes no celular.

  • Qual a prioridade?

    Para as listas darem certo, é preciso ter consciência do tempo necessário para cumprir as tarefas. Não acumule tudo para um dia só, por mais tentador que pareça. Na hora de listar as obrigações do dia, marque com canetas de cor diferente aquilo que precisa ser resolvido primeiro ou o que tem horário certo (como reuniões ou consultas médicas), para que você saiba o que é mais importante só ao bater os olhos. Para quem faz tudo no celular, a dica é o aplicativo 135 List, que monta listas com um princípio simples: anote uma coisa urgentes, três importantes, mas que podem ser resolvidas com mais calma, e cinco que não demandam atenção imediata.

  • Uma trava nas redes sociais

    Seu problema é dar "aquela olhadinha" no Instagram ou no Facebook e acabar caindo num buraco sem fundo? Apele para travas de rede social -- aplicativos que bloqueiam o acesso a certos sites ou só permitem usá-los por certo tempo. O RescueTime, por exemplo, analisa seu uso da internet, mostrando os endereços em que você fica mais tempo, dando a opção de impedir acesso a eles por um período determinado.

  • Concentração sonora

    Ruído é uma das coisas que mais distraem a pessoa -- seja no escritório, seja em casa. Se mandar todo mundo ao seu redor ficar quieto não é uma opção, o jeito é investir em bons fones de ouvido e aposte em sites com músicas calmas e sons ambientes que estimulam a concentração. Páginas como A Soft Murmur (asoftmurmur.com) e Noisli (www.noisli.com), por exemplo, contam com diversos sons para ajudar a manter o foco na tarefa.