Topo

Canadá muda letra de hino para criar neutralidade de gênero

A decisão ainda depende da aprovação de Julie Palyette — governadora-geral e representante oficial da monarquia britânica no Canadá - Victor Magdic/Flickr
A decisão ainda depende da aprovação de Julie Palyette — governadora-geral e representante oficial da monarquia britânica no Canadá
Imagem: Victor Magdic/Flickr

da ANSA, de Nova York

02/02/2018 14h03

O Senado canadense aprovou um projeto de lei que altera um trecho nacional para estabelecer "neutralidade de gênero".

O verso "In all thy sons command" ("Sob vossos filhos comanda", na tradução livre) será substituído por "In all of us command" ("Sob todos nós comanda").

Veja também

Mas, para a lei entrar em vigor, ainda é necessária a autorização de Julie Palyette — governadora-geral e representante oficial da monarquia britânica no Canadá. "O Canada", título da canção, é inspirado em um poema de Robert Stanley Wer de 1906. 

A canção foi adotada em 1980, em substituição a "God Save the Queen". Desde então, mais de 10 tentativas de alteração foram solicitadas.

A única de sucesso foi feita pelo deputado Mauril Belanger, em 2016 — que morreu pouco depois de formular o projeto. O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, demonstrou apoio à lei no Twitter. "O projeto de Mauril para deixar 'O Canada' com gênero neutron passou pela Terceira leitura no Senado — outro passo positivo na igualdade de gênero".