Topo

Universidade de Cambridge admite "problema" de abusos sexuais

Universidade de Cambridge, uma das instituições de ensino de maior prestígio no Reino Unido - Cambridge
Universidade de Cambridge, uma das instituições de ensino de maior prestígio no Reino Unido
Imagem: Cambridge

da ANSA, em Londres

07/02/2018 08h38

A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, admitiu ter um "problema significativo" de abusos sexuais, após ter recebido 173 denúncias desde maio de 2017.

As vítimas utilizavam um sistema anônimo para denunciar os assédios pelo campus, que foi implantado pela própria universidade. Até membros do corpo administrativo puderam utilizar a plataforma para denunciar.

Veja também

Dentre os 173 casos relatados, 119 são de alunas que foram abusadas por colegas. Já outras estudantes reportaram violência sexual por parte de funcionários. A instituição criou até uma campanha com o objetivo de "romper o silêncio" (Breaking the Silence), para estimular as vítimas a prestarem queixas.

Os dados apresentados pelo instituto apontam que 52% das pessoas que relataram incidentes acreditavam que nada seria feito após as denúncias. Mas esse número caiu para 30% após a adoção do sistema anônimo.

Após a implantação do projeto, outras universidades também aderiram, como a de Manchester. No entanto, de acordo com nota divulgada pela instituição, o número de abusos denunciados foi "mínimo".

O Centro Nacional de Recursos contra a Violência Sexual do Reino Unido estima que 90% dos casos de assédio que ocorrem em universidades não são denunciados.