Diversidade

Bermudas se tornam 1º território a revogar casamento gay

Getty Images
A decisão representa um retrocesso dos direitos LGBT inédito no mundo Imagem: Getty Images

da ANSA, em São Paulo

09/02/2018 10h06

Meses após permitir o casamento entre pessoas de mesmo sexo, as Ilhas Bermudas voltaram atrás e revogaram a autorização nesta quarta-feira (7), tornando-se o primeiro território a abolir o matrimônio homossexual depois de tê-lo legalizado.

Em maio de 2017, a Corte Suprema determinou que o território britânico ultramarino passaria a aceitar a união igualitária, medida que foi comemorada pela comunidade LGBT, mas criticada por cidadãos conservadores, como o legislador Chris Bryant, que qualificou o projeto como " profundamente desagradável e cínico".

Veja também

A nova diretriz recebeu apoio da maioria no Senado e partiu do governador das Bermudas, John Rankin. De acordo com o jornal local "The Royal Gazette", o ministro do Interior Walter Brown — cujo partido propôs a mudança na lei — disse que estava satisfeito com a decisão, reafirmando "que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher".

Para a comunidade LGBT local, a medida desrespeita seus direitos. Ainda assim, os casais que oficializaram a união até então, seja em território ultramarino ou fora da ilha, não terão seus matrimônios anulados.

O casamento gay entrou em pauta nas Bermudas em maio de 2017, porém começou a valer oficialmente em novembro do mesmo ano, tendo durado apenas três meses.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

BBC
Blog da Morango
do UOL
AFP
BBC
do UOL
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
ANSA
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
BBC
Redação
do UOL
ANSA
The New York Times
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
UOL Notícias - Cotidiano
Redação
ANSA
Redação
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Topo