Topo

Colegas do ensino médio tendem a ser mais excluídos do Facebook

Colegas do ensino médio, amigos do amigo, colegas de trabalho e amigos com interesses comuns são os tipo que mais costumam ser excluídos do Facebook, conforme compravam estudos recentes - Reuters
Colegas do ensino médio, amigos do amigo, colegas de trabalho e amigos com interesses comuns são os tipo que mais costumam ser excluídos do Facebook, conforme compravam estudos recentes Imagem: Reuters

26/04/2014 12h13

Se você está no Facebook há alguns anos, é provável que sua lista de amigos tenha saído do seu controle. Talvez você conheça mais detalhes sobre um ex-colega de escola do que no tempo em que estudavam juntos. Parece-lhe estranho olhar para fotos dele, embora vocês não se falem há anos. E você ainda se sente incomodado pelos comentários dele sobre política. Você não está sozinho: este é o candidato perfeito para ser removido da sua lista de amigos.

Dois estudos da Universidade de Denver, no Colorado (EUA), jogam uma nova luz sobre o tipo de amigo que é excluído do Facebook e as reações emocionais à esta situação. Os principais tipos de pessoas que são excluídas são: colegas do ensino médio, amigos do amigo, colegas de trabalho e amigos com interesses comuns. Os estudos mostram que o "líder" em exclusão são os conhecidos do ensino médio.


"A forma mais comum de excluir um ex-colega do ensino médio é porque geralmente eles postam comentários sobre assuntos polêmicos, como religião ou política", diz o autor, Christopher Sibona, do programa de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Universidade de Denver. "Outro grande motivo para exclusão de amigos é quando estes publicam coisas pouco interessantes", disse ele.

Sibona analisou o fenômeno da exclusão de amigos, que em inglês tem uma palavra mais contundente: "unfriend" (algo como "desamigar", em um neologismo). "Vimos que as pessoas, muitas vezes, excluem colegas de trabalho devido a suas ações no mundo real e não pelo que eles postam no Facebook", diz Sibona.

Ambos os estudos são baseados em uma pesquisa realizada com 1.077 pessoas e foram apresentados durante uma conferência no Havaí, EUA.

Reação
Além de analisar os perfis mais prováveis a serem excluídos, Sibona investigou as reações dos eliminados e encontrou uma gama de emoções ligadas a esta situação, que vai de raiva ao riso. As reações mais comuns foram "fiquei surpreso", "isso me incomodou", "ri" e "fiquei triste".

O que determina a reação é o quão próximo você é deste amigo que te excluiu, diz Sibona. "Você pode ficar triste ou preocupado se o seu melhor amigo te excluir".

"O custo de manter amizades é muito baixo, por isso, se alguém faz um esforço consciente para apertar um botão para se livrar de mim, isso pode machucar", diz o pesquisador.

O estudo descobriu que existem dois fatores que fazem um usuário se sentir mal: se o eliminado for um amigo próximo daquele que o eliminou e até que ponto a pessoa deletada observava o perfil do agora "ex-amigo".

A pesquisa revelou que a exclusão ocorre com mais frequência entre amigos que alguma vez foram próximos do que entre aqueles que são apenas conhecidos.