Topo

Homens de vermelho passam imagem de dominância, diz estudo

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Uchoa

17/05/2015 11h20

Homens que usam roupa vermelha transmitem a outros homens - mas não às mulheres - uma imagem de dominância e agressividade, segundo um estudo da Universidade de Durham, na Inglaterra.
A pesquisa, publicada na revista científica "Biology Letters", analizou os efeitos que a cor da roupa tem sobre a percepção da personalidade de uma pessoa.

Cem voluntários, 50 homens e 50 mulheres, foram convidados a opinar sobre fotos de homens usando camisetas cinzas, azuis e vermelhas. As fotos eram as mesmas, apenas a cor da blusa era alterada digitalmente. Após ver as imagens, os participantes tinham de classificar o estado emocional do homem de cada foto.
Na imagem em que as roupas eram vermelhas, os termos mais evocados tanto por homens quanto mulheres foram "raivoso" e "assustador". Já na hora de qualificar o estado emocional dos homens de azul ou cinza, os termos usados pelos voluntários foram "feliz" ou "neutro".
No quesito agressividade, não houve houve diferença de percepção entre o homem que usava azul e cinza - nem entre homens, nem entre mulheres. Porém, na hora de classificar o grau de dominação que o modelo da foto passava, os homens achavam que os que usavam vermelho eram mais agressivos que os vestiam azul ou cinza.
Para as mulheres, a cor da camiseta não fez diferença. A antropóloga Diana Wiedemann, co-responsável pelo estudo, disse que as diferenças entre os participantes masculinos e femininos podem ser um exemplo de como as percepções são moldadas socialmente. "A cultura pode refletir, reforçar ou modificar um viés inato ou pode acabar criando uma parcialidade", disse a pesquisadora ao jornal "The Sidney Morning Herald".
Esportes
Os pesquisadores já sabiam que, entre algumas espécies de animais, a presença e a intensidade da cor vermelha podem influenciar a percepção de dominação e agressividade masculina.
Um estudo anterior, também realizado por cientistas da Universidade de Durham, já havia detectado que usar vermelho pode elevar a agressividade e a competitividade nos esportes, possivelmente ao ponto de aumentar as chances de vitória de um indivíduo ou equipe.
O estudo mais recente extrapola as conclusões para o ambiente de trabalho e a vida pessoal. Indica que a cor vermelha influencia como as expressões emotivas são decodificadas na vida como um todo. "Nossa pesquisa sugere uma clara associação entre a cor vermelha e a percepção de raiva, algo possivelmente relacionado ao fato de a pessoa ficar vermelha ao se irritar”, disseram os pesquisadores.
Segundo eles, isso pode ser visto ao se medir os efeitos físicos de se usar vermelho, tais como aumento nos batimentos cardíacos e melhor performance em testes físicos, além de maior nível de testosterona. Mas talvez mais importante seja o efeito intimidador que o vermelho causa nas pessoas. Mesmo que a cor não seja percebida na vida cotidiana, ela evoca a dominação no subconsciente das pessoas, de acordo com os estudiosos.
A próxima fase do estudo vai testar a percepção transmitida por uma mulher usando vermelho.