Topo

Foto com biquinho no Tinder? A ciência explica

Cientistas dizem que humanos são programados para achar certos traços atraentes - PA
Cientistas dizem que humanos são programados para achar certos traços atraentes Imagem: PA

22/06/2015 13h14

Cientistas sugerem que a escolha de fotos para aplicativos de encontros e a escolha de parceiros por meio deses aplicativos depende muito mais de instintos primitivos do que de decisões racionais.

E essas decisões instintivas podem ajudar a explicar os selfies com biquinhos, as fotos feitas com taças de bebidas caras, e a razão de alguns homens agirem como bobos quando finalmente arrumam parceiros.

Segundo o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, humanos, como todas as criaturas, competem por um parceiro adequado.

Na natureza, essa competição ocasionalmente envolve espancamento de adversários, mas grande parte das estratégias envolve algo para impressionar possíveis parceiros.

Algumas aves, morcegos, lagartos e peixes se reúnem para que os machos possam se exibir e as fêmeas possam escolher um namorado com as maiores penas ou qualquer que seja o atrativo exibido pelo animal.

No entanto, não existia algo assim para os humanos até o aparecimento de aplicativos como o Tinder.

Esses aplicativos permitem que a pessoa analise muitos possíveis parceiros de uma vez e tudo o que há para se analisar é uma foto.

Sean Rad, um dos fundadores do Tinder, afirmou recentemente que os usuários do aplicativo "entendem as fotos em um nível profundo". E a ciência parece concordar com a afirmação.

Cientistas afirmam que humanos são programados para achar que certos traços são atraentes.

Falando diretamente: homens são atraídos pela boa aparência, enquanto as mulheres dão mais valor a um parceiro com recursos para compartilhar.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2014/11/18/qual-e-a-sua-arma-de-seducao.htm')

Sensualidade, posses e poses

"Acho que ninguém fez uma pesquisa científica no Tinder, ainda", disse Laurie Santos, professora de ´psicologia na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A professora nota que muitos homens mostram fotos com carros esportivos ou relógios Rolex ou fotos de férias em lugares caros, ou seja, mostram os recursos.

"Nós prevemos que as mulheres no Tinder devem tentar parecer sexy, enquanto os homens precisam mostrar suas coisas", disse.

Seguindo a linha de pensamento, homens que procuram mulheres querem que elas sejam saudáveis e consigam ter filhos.

Os ancestrais pré-históricos dos humanos tinham de tentar adivinhar quem era as mais férteis: mulheres com curvas e com cinturas mais finas do que os quadris eram a melhor aposta.

E isso parece familiar até nos dias de hoje. Muitos usuários do Tinder falam sobre o número de mulheres fotografadas com uma pose típica: mão no quadril, uma perna dobrada, tudo para aumentar a curvas.

Os homens também não escapam das poses: muitos deles mostram a barriga tanquinho.

Pode ser que os músculos exibidos façam com que o fotografado pareça ser um caçador de mais sucesso e, por isso, um parceiro melhor.

No entanto, os homens sem braços fortes ou barriga tanquinho não precisam se desesperar. Exibir um relógio caro ou carro esportivo também serve.

De acordo com especialistas, mulheres procuram recursos mais do que a aparência, para cuidar das crias.

Ecoando o que se vê no Tinder, as mulheres pré-históricas procuravam mais um homem com uma caverna boa e quente ou um bom arco e flecha para capturar o jantar.

Biquinho e seleção

Também existe uma explicação científica para as fotos de mulheres com biquinho, ou, como é chamado em inglês, "duck face" (cara de pato, em tradução livre).

Cientistas calculam que homens acham atraentes as mulheres de lábios carnudos e maçãs do rosto altas. Na mente humana, esses traços estão ligados à juventude e a altos níveis de hormônio feminino, o estrogênio.

Garotas que fazem o biquinho ou que estão sugando um canudo nas fotos estão enviando um sinal evolucionário, dizendo aos homens que elas provavelmente são bem férteis.

Os dados do aplicativo também sugerem que as mulheres são bem mais exigentes nas escolhas do que os homens, e que eles agem de uma forma idiota quando conseguem uma parceira.

As usuárias relatam ao Tinder o recebimento de mensagens ofensivas e abusivas, especialmente quando elas recusam algum pretendente.

Para Sean Rad, um dos fundadores do aplicativo, isso é normal e algo que tende a desaparecer.

"Existem caras que são perdidos e não sabem como se comunicar bem... Acho que eles estão aprendendo. E, quando mais prática você tiver no Tinder, mais você percebe que ser rude ou ofensivo não funciona. E quando você percebe que não funciona, você para de ser rude e ofensivo."

No entanto, também podem haver razões evolutivas para esse tipo de comportamento.

Quando as mulheres estão em falta, os homens se esforçam para conquistá-las. Quando há muitas mulheres, a situação muda e os homens são menos atenciosos, pois têm muitas chances de conseguir uma parceira. Por isso, eles podem se dar ao luxo de exibir um péssimo comportamento.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2014/03/15/voce-tem-o-dedo-podre-para-escolher-parceiros.htm')