Comportamento

Concurso elege foto de mulher amordaçada e revolta internautas

Reprodução
Publicação inicial divulgou a premiação de imagem considerada 'divertida' por agência esportiva Imagem: Reprodução

Thiago Guimarães

Da BBC Brasil em São Paulo

29/07/2015 18h18

Um concurso cultural promovido por uma agência esportiva provocou controvérsia nas redes sociais ao premiar uma imagem considerada machista e violenta por internautas.

A promoção da OTB Sports, empresa que gerencia carreiras de jogadores e técnicos de futebol, foi lançada no último dia 20.

O objetivo era premiar o torcedor flamenguista que publicasse a melhor foto que representasse "seu amor pelo Flamengo". O prêmio: uma camisa autografada do atacante peruano Paolo Guerrero, atleta gerenciado pela empresa.Na terça-feira, a OTB publicou o resultado em sua página no Facebook. A imagem vencedora mostra um torcedor flamenguista comemorando em frente à TV e uma mulher, aparentemente fã de uma equipe rival, presa e amordaçada em uma cadeira ao lado.

A reação nas redes foi imediata. "Será que não confundiram e escolheram a pior?", escreveu Thatiana Penna de Lima. "Que vergonha, hein, OTB Sports, Melhor já ir preparando a retratação", foi a mensagem de Paulinha Mariá.

"Ofensivo", "vergonhoso" e "violento" foram alguns outros adjetivos usados para descrever a imagem.

Na avaliação desses internautas, a foto premiada descumpriu o regulamento do próprio concurso. Uma das regras dizia que a imagem a ser selecionada não poderia ter "cunho ofensivo, imoral, racista, discriminatório, com teor ilícito ou imagens que sugiram ou estimulem atos que possam colocar em risco a saúde, segurança e vida da audiência".

Diante da repercussão negativa, a OTB apagou a publicação com a foto controversa e desclassificou a imagem. O post original foi reproduzido pelo site Dibradoras, página que luta por mais espaço para as mulheres no meio esportivo.

Após os comentários críticos dos internautas, a OTB publicou a seguinte mensagem:

NOTA OFICIAL

"A OTB Sports vem a público se retratar do mal entendido que praticou no Concurso Cultural publicado nas suas redes sociais nesta terça-feira (28.07.15).

Entendemos o posicionamento de cada opinião e achamos por certo desclassificar a imagem divulgada e realizar uma nova auditoria.

Nosso objetivo em nenhum momento foi transmitir o machismo ou atuar como veículo de promoção do ódio. Não somos assim. Pedimos nossas sinceras desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas. Na quarta-feira (29.07.2015), publicaremos o novo ganhador."

A retratação não satisfez alguns internautas, que passaram a criticar a empresa por classificar o episódio como "mal entendido". "Não foi mal entendido, foi machismo mesmo. Assumam o erro de forma correta", escreveu Felipe Galvão.

O responsável pela foto polêmica afirmou no Instagram, em resposta a um usuário que disse não ter visto machismo na imagem, que "a maldade está nos olhos de quem vê".

A BBC Brasil procurou a OTB Sports nesta quarta-feira, mas não havia obtido resposta até a publicação desta reportagem.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Ísis
Redação
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo