Topo

"Laboratório do Amor" identifica 4 "venenos" de relacionamentos e os antídotos

O silêncio em meio à crise pode evitar o confronto, mas também traz consequências - Thinkstock
O silêncio em meio à crise pode evitar o confronto, mas também traz consequências Imagem: Thinkstock

07/03/2016 16h41

Existe um espaço na Universidade de Washington, Estados Unidos, que tem um nome curioso: Laboratório do Amor.

Nas últimas quatro décadas o especialista em relacionamentos John Gottman e sua equipe já estudaram mais de 3.000 casais. Gottman afirma que pode prever com precisão de 90% se um casal vai permanecer junto ou não.

Mas o especialista também dá conselhos para que casais consigam salvar seus relacionamentos, detectando os sinais de problemas e mudando a dinâmica entre os dois.

Veja abaixo os "venenos" que, segundo Gottman, podem acabar com os relacionamentos e os "antídotos" que podem salvá-los.

1 - Crítica

Se você critica seu parceiro, ele poderá pensar que é um ataque a sua personalidade ou a sua natureza. Isso é muito mais prejudicial ao relacionamento do que uma queixa ou um comentário negativo solto.

E esse é o mais comum dos quatro sinais de alerta de problemas no relacionamento.

2 - Desprezo

Esse é o mais forte presságio do fracasso de um relacionamento e geralmente se alimenta de pensamentos negativos guardados por muito tempo a respeito do companheiro.

Nesse caso, é preciso prestar atenção a sinais reveladores como o uso do sarcasmo, insultos, zombaria ou ridicularização.

Mesmo que na hora tudo pareça inofensivo, são expressões que frequentemente levam apenas ao conflito e não à resolução.

3 - Estar sempre na defensiva

Ao se sentir atacado em uma relação, a reação mais comum é proteger os sentimentos, fechando-se ou reagindo com raiva. Essa autoproteção é uma tentativa de evitar o que pode ser percebido como um ataque.

Muitos se colocam na defensiva quando criticam o parceiro, mas, na verdade, é uma forma de culpar o outro.

4 - O tratamento do silêncio

Ao perceber que não consegue lidar com os três sinais acima, seu parceiro (ou você) pode reagir se desconectando, dando as costas, fingindo estar ocupado ou demonstrando algum comportamento obsessivo.

Isso evita o confronto. Mas esse fechamento dos canais de comunicação também tem como um dos efeitos o aumento no ritmo cardíaco a mais de cem batimentos por minuto, o que nos deixa fisicamente sobrecarregados.

* Antídotos

Se o relacionamento enfrenta qualquer um dos problemas citados acima, Gottman aconselha a adoção de quatro alternativas para aumentar a intimidade:

1 - Queixas sem culpa

Fale sobre seus sentimentos com seu companheiro usando declarações que incluam a palavra "eu".

Por exemplo: em vez de falar "você sempre fala de você mesmo", diga "estou me sentindo ignorado; poderíamos falar sobre como foi o meu dia?".

2 - Cultura do respeito

Pense de forma positiva sobre seu parceiro, concentrando-se em suas características positivas. Demonstre estima e afeto.

Mude expressões como "você é estúpido" por "estou orgulhoso pela forma como você lidou com essa situação".

3 - Assuma a responsabilidade

Mesmo nas situações em que os dois não estão de acordo, escute o que o outro tem a dizer e assuma parte da responsabilidade.

Diga: "deveria ter me apressado" em vez de "é culpa sua estarmos sempre atrasados".

4 - Calma

Espere 20 minutos para reduzir seu ritmo cardíaco antes de começar uma discussão. Saia para caminhar ou leia um livro e apenas depois volte a conversar.

Comunicação e conselhos

Falar não é o mesmo que comunicar --e "frequentemente ninguém nos ensina como nos comunicarmos, nem na escola nem em casa", diz Peter Saddlington, psicólogo da Relate UK, organização britânica que há 70 anos oferece apoio a casais.

A Relate UK também tem três recomendações principais:

Peça conselhos

O mero fato de falar com alguém que não seja parte da relação pode ajudar. Se você não gosta muito de falar, tente desenhar o que você sente ou pensa.

Programe-se

Separe semanalmente um tempo para a comunicação do casal. Estabeleça regras básicas, não interrompa o outro nem dê soluções imediatas. Empatize com o parceiro.

Busque soluções

Se as investidas amorosas do parceiro despertam apenas frieza, você pode estar sofrendo com a raiva e o ressentimento acumulados. Em vez de evitar esse aspecto de seu relacionamento, converse sobre seus sentimentos.